InícioNotíciasPolíticaO que fez Pacheco e Lira serem contra a PEC da blindagem

O que fez Pacheco e Lira serem contra a PEC da blindagem

Após deputados e senadores bolsonaristas ensaiarem uma pressão contra Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pela PEC da blindagem, os presidentes da Câmara e do Senado indicaram a aliados que vão arquivar a proposta caso ela realmente comece a ser discutida.

A Proposta de Emenda à Constituição seria um pacote de medidas para blindar os congressistas contra operações da Polícia Federal (PF) e investigações do Supremo Tribunal Federal. Uma das iniciativas seria apenas permitir ações judiciais contra deputados e senadores depois de análise da Mesa Diretora de ambas as casas. 

A articulação pela PEC está sendo toda conduzida por lideranças do PL e do União Brasil —partido próximo a Lira e Pacheco. Os dois presidentes, no entanto, não querem discutir uma proposta dessa magnitude neste ano.

A recusa de Pacheco se deu pelo “oportunismo” de bolsonaristas, que só pensaram nesta PEC depois que a PF fez operações de busca e apreensão contra os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ). Na idealização da PEC, estaria um mecanismo que daria acesso às investigações àqueles congressistas alvos de ações da PF. Em suma, os investigados teriam acesso a todas as evidências que ainda não vieram a tona.

Já Lira considerou que “não há clima” para a discussão neste ano “mais curto” do Congresso Nacional. O presidente da Câmara também não quer criar indisposição com o STF, já que foi salvo em diversas oportunidades pelos ministros da Corte.

A proposta também não teria o apoio do governo federal. Governistas, por ora, querem ver mais ações da PF contra os bolsonaristas do Congresso.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo federal pede investigação sobre morte de senegalês em SP

Serigne Mbaye morreu ao cair do 6º andar de um prédio durante uma operação...

Dina votou no Bolsonaro. Tião, no Lula. E nós três nos encontramos no Goiás profundo

Dois dos meus amigos mais próximos, que estão comigo nos momentos mais difíceis, não...

Homem morre em explosão de extintor de incêndio em São Paulo

Um homem morreu na madrugada desta terça-feira (30), no Brooklin, na zona sul de...

Mais para você