InícioEditorialLazer, vida e culturaOficinas de educação ambiental vão discutir emergências climáticas no extremo sul da...

Oficinas de educação ambiental vão discutir emergências climáticas no extremo sul da Bahia

Oficinas acontecerão entre agosto e setembro nos municípios de Itanhém, Medeiros Neto e Ibirapuã

Tendo em vista o debate sobre recursos hídricos e emergências climáticas, Itanhém, Medeiros Neto e Ibirapuã, no extremo sul da Bahia, vão receber oficinas de Educação Ambiental entre os meses de agosto e setembro. Antes disso, o projeto será apresentado no primeiro encontro presencial que acontecerá de 15 a 19 de julho nesses municípios.

Com apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (CBHPIJ), as oficinas integram um projeto de extensão da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) coordenado pela professora e presidente do CBHPIJ, Ana Odália Sena.

Responsável pela abordagem na região, a presidente explica que as oficinas foram idealizadas a partir de uma proposta da Articulação Nacional de Políticas Públicas em Educação Ambiental (ANPPEA). Segundo ela,  as oficinas visam identificar, sistematizar e documentar o conjunto de processos educativos das Políticas  Públicas em Educação Ambiental (PPEA), com foco na conservação e uso sustentável da biodiversidade e recursos hídricos.

As oficinas também tem como objetivo identificar suas inter-relações histórico culturais, políticas, sociais e econômicas contextualizadas nos municípios que já possuem políticas públicas em educação ambiental; além de criar e fortalecer redes de aprendizagens nos municípios com PPEA implementadas, e ofertar capacitação para os professores da rede pública de ensino e gestores ambientais dos municípios de abrangência no CBHPIJ.

“Espera-se que essas práticas venham contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas e desenvolver hábitos e atitudes em práticas corretas de uso do solo e produção orgânica em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no território extremo sul da Bahia, assim como contribuir com a revitalização das bacias hidrográficas e qualidade das águas”, pontua a professora e presidente do CBHPIJ.

Após o primeiro encontro presencial, a etapa das oficinas será iniciada entre os meses de agosto e setembro. Posteriormente, o projeto segue com a realização de seminário nos três municípios em novembro e será finalizado com a produção do artigo em dezembro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Filhos de Cid Moreira são investigados por denunciação caluniosa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Reviravolta no caso da herança de Cid Moreira (1927-2024)....

Mais uma? Marca de cosméticos cancela contrato com Jojo Todynho

Parece que as coisas não andam muito boas para Jojo Todynho. Depois de expor...

Ministério da Agricultura divulga nova lista com 12 marcas de azeite impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou recentemente uma nova lista de azeites...

Mega-Sena, 2788: veja as dezenas sorteadas para o prêmio de R$ 51 milhões

As Loterias Caixa sorteram nesta terça-feira, 22, o prêmio de R$ 51 milhões do...

Mais para você

[the_ad id="181056"]