InícioEditorialPolítica NacionalParlamentares devem analisar vetos de Lula nesta quinta-feira

Parlamentares devem analisar vetos de Lula nesta quinta-feira

Deputados e senadores devem analisar, nesta quinta-feira, 7, uma série de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sessão conjunta da Câmara e do Senado foi adiada anteriormente por falta de acordos entre o governo e os líderes do Congresso. Expectativa do Planalto é de manter os dois vetos ao arcabouço fiscal, que criou novas regras para o controle das contas públicas. Um dos pontos retirados da lei determinava que os gastos do Executivo com investimentos considerados essenciais poderiam ser reduzidos até a mesma proporção do limite imposto às despesas não obrigatórias. Segundo o governo, a medida teria impacto potencial sobre despesas fundamentais da União. No entanto, entre os aliados de Lula, algumas derrotas são esperadas. Os vetos ao Marco Temporal das Terras Indígenas e à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores devem ser derrubados pelo Congresso. Aprovado em reação a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou a lei inconstitucional, o Marco prevê que novas demarcações de terras só podem considerar áreas ocupadas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Já a desoneração da folha, implementada há 12 anos no governo de Dilma Rousseff, reduz a contribuição previdenciária das empresas de 20% sobre a folha salarial, para alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A relatora da proposta na Câmara, deputada Any Ortiz (Cidadania), alerta para os efeitos do fim do benefício: “O custo do emprego vai aumentar em 20%, as empresas não vão conseguir absorver esse custo e obviamente vão precisar demitir”. Diversas frentes parlamentares estão empenhadas na derrubada do veto à desoneração da folha e defendem que a medida ajuda a proteger 9 milhões de empregos. Caso o veto não seja derrubado, a desoneração acaba no dia 31 de dezembro.

*Com informações do repórter André Anelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você