Entre os entrevistados, 85% aprovaram as conversas do petista com líderes da região e a disponibilização de aviões para repatriar brasileiros
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.
BETO CATHARINO JR./ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Disponibilidade de aviões para resgate foi bem avaliada pelos brasileiros
As percepções da população em relação à posição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na guerra do Oriente Médio foram avaliadas na pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira, 25. Entre os entrevistados, 57% acreditam que o Brasil está errado ao não classificar o Hamas como um grupo terrorista, contra 26% que concordam com o atual posicionamento do Itamaraty. No entanto, 85% aprovaram as conversas de Lula com líderes da região para negociar a repatriação de brasileiros, 85% aprovaram a disponibilização de aviões para trazer os nacionais e 72% acharam positiva a postura de priorizar os resgates. Em relação à postura específica de Lula na guerra, os entrevistados se dividiram: 35% acharam positiva, 31% regular e 23% classificaram como negativa.
Ainda sobre a atuação diplomática do presidente, na pesquisa, a maioria (55%) considerou que as viagens estão excessivas, enquanto 37% acham adequadas. O levantamento ouviu 2.000 pessoas em 120 cidades de todas as regiões do país, entre os dias 19 e 22 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiabilidade, de 95%.
Confira os dados da pesquisa