InícioNotíciasPolíticaPopularidade em queda: como Lula pretende combater alta dos alimentos

Popularidade em queda: como Lula pretende combater alta dos alimentos

Em meio à crise envolvendo as ações da Petrobras, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) corre atrás de solucionar um outro problema que tem impactado a vida dos brasileiros e, consequentemente, a percepção sobre o governo: a alta no preço dos alimentos.

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nessa terça-feira (12/3), mostram que o custo da alimentação em casa registrou um aumento de 1,12%, puxado pela alta nos preços da cebola (7,37%), da batata-inglesa (6,79%), das frutas (3,74%), do arroz (3,69%) e do leite longa vida (3,49%).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento é consequência de eventos climáticos, como as temperaturas elevadas e o maior volume de chuvas, que diminuiu a colheita de parte desses produtos.

A inflação dos alimentos é vista como uma das razões para a queda de popularidade do governo em pesquisas recentes. Levantamento da Quaest de março mostra que a aprovação do trabalho de Lula recuou três pontos percentuais, chegando a 51%. Já na pesquisa Ipec, a queda foi de cinco pontos percentuais.

Para correr atrás do prejuízo, o presidente convocou ministros para uma reunião fora da agenda. Conforme mostrou a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, o objetivo era discutir estratégias para melhorar a comunicação do governo e conversar sobre o cenário político, incluindo as eleições municipais, marcadas para outubro.

Governo mobilizado Nessa segunda-feira (11/3), o petista admitiu a necessidade de reduzir preços de itens essenciais para a população, como alimentos e energia.

“Para a sociedade estar feliz com o governo, é preciso que a economia esteja crescendo, o salário esteja crescendo e o preço da comida esteja baixando”, disse Lula em entrevista ao SBT News.

Pela manhã, ele se reuniu com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, em busca de maneiras para reduzir os preços, principalmente, do arroz, feijão e da energia.

Lula revelou também ter feito alertas aos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) para reduzir o valor “daquilo que vai na mesa do trabalhador”.

O presidente quer ações concretas e executáveis, e chegou a rir quando perguntado sobre a possibilidade do governo federal criar um “vale-carne”.

“É uma bobagem muito grande, por quê, veja, isso foi o seguinte: um cidadão entregou uma carta ao ministro, e esse ministro mandou a carta para Casa Civil e disse para a imprensa que iria estudar”, falou. “Eu ri muito quando vi a notícia do vale-carne, sinceramente. Eu não acreditei que pudesse ser verdade”, completou.

Aproximação com o agro O chefe do Executivo também busca projetos de estímulo à produção agrícola, em aceno ao agronegócio. Além disso, Lula e o ministro Carlos Fávaro têm planejado ações para minimizar o impacto de eventos climáticos nas safras dos produtores.

“Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Fazenda e o BNDES. Vamos ajudar quem precisa e devemos anunciar medidas em março”, pontuou o ministro.

Além da questão econômica, essa aproximação é relevante para o ano de eleições municipais. O governo articula um “giro” por estados onde o setor é prevalente, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Nesta quarta-feira (13/3), o presidente vai a Minas Gerais, participar da inauguração do complexo industrial da empresa Eurochem, voltado à produção de fertilizantes.

Há ainda a ideia de receber representantes dessa área em Brasília, em um “churrasquinho” na Granja do Torto, para dar o tom informal desejado pelo presidente, semelhante ao utilizado em happy hours com lideranças do Congresso.

Outra relevância é a contribuição notável do agronegócio para o bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que teve alta de 2,9% em 2023.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você