InícioEditorialEntretenimentoPor que a “virgindade” ainda é um tabu tão grande?

Por que a “virgindade” ainda é um tabu tão grande?

Quando o assunto é sexualidade, a virgindade é uma das grandes questões (e tabus!). Na última semana, o assunto voltou aos holofotes após uma participante da pipoca do BBB24, Beatriz Reis, afirmar que é virgem aos 23 anos. A comerciante já garantiu que é uma escolha pessoal.

Contudo, fica o questionamento: por que algo tão natural chamou tanta atenção a ponto de gerar debates nas redes sociais? E de onde vem toda essa importância à virgindade?

O termo “virgindade” determina o fato de alguém já ter feito sexo ou não. Mas sabe-se que não existe um conceito ou regra que determine o que, especificamente, é sexo. Afinal, práticas que são elencadas como preliminares por muitos, como o sexo oral e a masturbação, podem ser consideradas como sexo.

“Contudo, em uma sociedade falocêntrica e machista, o fato é que muita gente só considera como sexo o que envolve penetração. No caso das mulheres, ainda vai além: existe toda a crença em torno do hímen – fina membrana que fica na entrada da vagina e costuma ser rompida no momento da penetração”, explica a terapeuta sexual Alessandra Araújo.

Sexo

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) Witthaya Prasongsin/Getty Images

Sexo

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar RealPeopleGroup/Getty Images

Sexo

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono Westend61/Getty Images

Sexo

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade Larry Williams/Getty Images

Sexo

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança Carol Yepes/Getty Images

Em meio ao moralismo da sociedade e aos tabus em torno do sexo, surge o “mito da virgindade”, que faz com que as pessoas, principalmente mulheres, se considerem virgens (e dentro de certas regras e padrões). Muitas vezes, elas têm seus valores medidos por essa “métrica”.

O hímen, por sua vez, ainda é visto como uma “prova” de virgindade. Mas a teoria é questionável, uma vez que, além de existirem himens que não se rompem com a penetração, existem também os que se rompem sem necessitar dela. Já foi comprovado que é possível romper o hímen até mesmo praticando equitação.

E, afinal, existe tempo “certo” para perder a virgindade ou mesmo o que pode-se considerar sexualidade tardia? De acordo com o sexólogo Danilo Galante, isso vai variar de pessoa para pessoa, e não vale a pena forçar a barra para fazer sexo sem sentir que é o momento certo.

“O momento ideal é aquele em que a pessoa está tranquila com ela mesma. Ela precisa estar pronta para aquilo, estar com a ideia amadurecida. Esse aspecto é o mais importante”, afirma.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você