InícioNotíciasPolíticaPossível mandante da morte de Marielle votou pelo fim das saidinhas

Possível mandante da morte de Marielle votou pelo fim das saidinhas

Preso no domingo (24/3) como um dos supostos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol), o deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ) votou na Câmara a favor do projeto que prevê o fim das “saidinhas” de presos.

O parlamentar se posicionou de forma favorável à proposta na primeira votação na Câmara, em agosto de 2022. Na sequência, o projeto passou pelo Senado e voltou para nova apreciação dos deputados, que aprovaram o texto final na terça-feira (19/3).

Diferentemente da primeira votação em 2022, que ocorreu de forma nominal, essa última análise do projeto pelos deputados federais, na semana passada, foi simbólica. Ou seja, sem a identificação de como votou cada parlamentar da Câmara.

Sem benefício O voto de Chiquinho Brazão pelo fim das saidinhas, entretanto, não deve influenciar a situação dele na prisão. Caso condenado, o deputado pode responder por feminicídio, considerado um crime hediondo pela atual legislação brasileira.

Desde 2020, com a sanção do Pacote Anticrime pelo então presidente Jair Bolsonaro, novos presos por crimes hediondos perderam o benefício da saidinha temporária. Só quem já tinha obtido o benefício antes da sanção da lei manteve o direito.

Já o projeto aprovado pelo Congresso na semana passada extingue o benefício da saidinha até para detentos condenados por crimes menores, considerados de baixa periculosidade, e que já teriam direito ao regime semiaberto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Mais para você