InícioEditorialEconomiaPrefeito de SP sanciona lei que regulamenta as cozinhas industriais

Prefeito de SP sanciona lei que regulamenta as cozinhas industriais

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou nesta quarta-feira a lei que autoriza o funcionamento de cozinhas industriais em áreas residenciais. As chamadas dark kitchens produzem refeições para serviços de entrega e não oferecem consumo no local.

Pela nova regra, para funcionar em áreas residenciais, cada empresa pode abrigar de 3 até 10 cozinhas em espaços de, no mínimo 500 metros quadrados, sendo que cada cozinha não pode ocupar áreas menores de doze metros quadrados. Já as empresas com mais de 10 cozinhas estão proibidas de se instalar em área residencial, devendo funcionar em áreas industriais.

O texto foi aprovado na terça-feira pela Câmara Municipal. Para o Vereador João Jorge, do PSDB, foram estabelecidos parâmetros para essa modalidade de negócio que ganhou impulso com a pandemia de coronavírus.

Mas a lei é flexível com as dark kitchens que já existem e autoriza que elas continuem funcionando mesmo fora dos parâmetros. A decisão desagradou Mariana Parker, que se queixa dos impactos na região onde mora.

Mas esse não é o único ponto polêmico da lei. Junto com a discussão das dark kitchens, também foi aprovado um artigo que aumentou o limite de barulho permitido para shows e grandes eventos. Agora o limite máximo tolerado em áreas residenciais que era de 55 decibéis, passa a ser de 75 decibéis, em casos de eventos aprovados pela prefeitura.

O vereador Antonio Donato, do PT, votou contra a mudança. Para ele, a nova regra tira dos empresários do setor o ônus de ter que investir em estruturas acústicas.

Um dos empreendimentos mais interessados na mudança dos limites sonoros era o Allianz Park, na zona oeste da cidade. A arena recebe grandes shows nacionais e internacionais e já tinha sido multada duas vezes por fazer mais barulho acima do permitido. Uma terceira multa significaria a interdição do lugar. Com a nova lei, a empresa não corre mais esse risco. Nós tentamos contato com a empresa, mas não tivemos retorno.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, volume acima de 55 decibéis pode acarretar níveis de estresse e outros problemas de saúde.

Economia São Paulo 30/11/2022 – 20:24 Graziele Bezerra / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional cozinhas industriais Poluição Sonora quarta-feira, 30 Novembro, 2022 – 20:24 3:11

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja balanço de atuação da PF na cúpula do G20 no Rio

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta sexta-feira (22/11), o balanço da atuação na cúpula...

DiCaprio é acusado de ‘comportamento desrespeitoso’ em hotel

Leonardo DiCaprio, de 50 anos, enfrenta críticas intensas nas redes sociais após ser filmado...

Leandro Hassum sobre viver Silvio Santos no cinema: “Maior de todos”

Leandro Hassum abriu o jogo sobre viver Silvio Santos no cinema. Rodrigo Faro já...

Advogada e empreendedora, Luciana Lopes é exemplo de sucesso e liderança em múltiplos campos

Com mais de 20 anos de experiência no Direito Desportivo, Luciana não só fez...

Mais para você