InícioEditorialPrefeitura do Rio proíbe uso de celulares nas salas de aula da...

Prefeitura do Rio proíbe uso de celulares nas salas de aula da rede municipal

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou um decreto que regulamenta a proibição do uso de aparelhos celulares dentro das salas de aula das escolas municipais da cidade. Em vigor a partir desta segunda-feira, 7, a decisão está em consonância com o recente Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023 da Unesco (agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), que aponta que o uso dos aparelhos celulares pode prejudicar a aprendizagem e a concentração. Durante as aulas regulares, os telefones móveis deverão permanecer no modo silencioso e guardados nas mochilas e bolsas dos estudantes. A iniciativa visa evitar distrações e interrupções durante o processo de aprendizagem. Caso haja descumprimento, o professor pode tomar medidas em sala ou acionar a equipe gestora da unidade. O celular será permitido para os casos em que houver orientação expressa do professor, sempre para fins pedagógicos, tais como pesquisas, leituras e acesso a conteúdos autorizados. Alunos com deficiência ou com problemas de saúde, que necessitam destes dispositivos para monitoramento ou auxílio de suas necessidades, também configuram exceções.

O Relatório da Unesco apontou que o tempo de exposição à tela está associado à piora do bem-estar; menor curiosidade autodisciplina e estabilidade emocional; e, até mesmo, diagnósticos de depressão e ansiedade nas crianças. O uso dos celulares já é proibido em diversos países, entre eles México, Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Holanda, Letônia e Escócia. “O uso dos celulares atrapalha a concentração e prejudica diretamente a aprendizagem. É como se o aluno saísse de sala toda vez que vê uma notificação. Não tem como prestar atenção e aprender de forma plena assim. Além disso, a escola é lugar de socialização e ficar no celular atrapalha a convivência social, deixa a criança isolada em sua própria tela”, afirma o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A medida também está em sintonia com o apontamento do relatório que trata sobre o papel do poder público: “Os governos precisam garantir as condições certas para permitir o acesso igualitário à educação para todos, regulamentar o uso da tecnologia de modo a proteger os estudantes de suas influências negativas e preparar os professores”.“Temos que ter novas regras para a nova realidade. Hoje, há um uso excessivo dos smartphones e vivemos uma epidemia de distrações. É necessário educar e apoiar as crianças para esse novo tempo. Nesse sentido, regras são fundamentais. Ficar demais no celular é comprovadamente prejudicial e essa nossa medida busca educar os hábitos, com um uso mais consciente e responsável da tecnologia”, pontua Ferreirinha.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você