InícioNotíciasPolíticaPresidente Giulia Tadini quer PSol como alternativa de esquerda no DF

Presidente Giulia Tadini quer PSol como alternativa de esquerda no DF

A cientista social Giulia Tadini, 33 anos, foi eleita presidente do Diretório Regional do PSol no Distrito Federal, no último sábado (16/9).

Candidata apoiada pelo deputado distrital Fábio Felix (PSol), ela é formada em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Giulia é uma das coordenadoras da liderança da bancada do PSol na Câmara dos Deputados.

Giulia disse à coluna Grande Angular que uma das prioridades do mandato será fortalecer o PSol como alternativa de esquerda para o DF. “Fui eleita com a prioridade de fortalecer a participação interna dos filiados. E o desafio de avançar a organização do partido nas cidades do DF”, afirmou.

Giulia Tadini (1)

Giulia Tadini foi eleita presidente do PSol-DF Divulgação

Giulia Tadini (2)

Giulia é feminista, uma das fundadoras do coletivo Juntas! e atua como coordenadora da liderança da bancada do PSol na Câmara dos Deputados Divulgação

Segundo a nova presidente do PSol-DF, o partido permanecerá na oposição ao Governo do Distrito Federal (GDF) e procurará “outras forças de esquerda, movimentos sociais e entidades para fortalecer iniciativas nesse sentido”.

“Vemos com grande preocupação a tentativa de privatização do centro de Brasília, incluindo a Rodoviária do Plano Piloto. É o governo que aprofunda a desigualdade social”, declarou.

Feminista, Giulia é uma das fundadoras do coletivo Juntas!, autodenominado movimento “anticapitalista e antirracista que atua em universidades, escolas, movimentos sociais, sindicatos e cidades por todo o Brasil”. A entidade defende pautas como a legalização do aborto e a luta contra o feminicídio.

No DF, 26 mulheres foram vítimas de feminicídio este ano, até o momento. Para a nova presidente do PSol-DF, o governo “precisa encarar o tema do financiamento de políticas públicas nessa área como prioridade”.

“Não dá pra termos uma Secretaria da Mulher figurativa e sem capacidade de articulação. É preciso monitorar as medidas protetivas de urgência com cuidado, garantir unidades de acolhimento de emergência e benefícios sociais, além de ampliação das delegacias especializadas. É hora de fortalecer a rede de proteção”, afirmou.

Candidatos Também concorreu à Presidência do PSol Francisco Ferreira, da Primavera Socialista, que era apoiado pelo secretário nacional de Acesso à Justiça Marivaldo Pereira, pela ex-deputada federal Maninha e pelo ex-administrador de Brasília Toninho.

O PSol tem dois deputados distritais: Fábio Felix e Max Maciel. Fábio apoiou Giulia e Max tinha um candidato independente, na chapa chamada Semear o PSol nas Periferias.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (18/9), Max disse que o grupo “reconhece o campo vencedor e respeita a militância da companheira Giulia Tadini”.

“Porém, esse campo já presidiu o partido antes e ainda assim o partido não conseguiu enraizar o Psol nas periferias. Vamos seguir construindo um caminho que enraize o partido nas quebradas com a participação dos companheiros do MST, do MTST e demais movimentos sociais”, afirmou o parlamentar.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Mais para você