InícioEditorialPolítica NacionalProfessores de universidades estaduais paralisam nesta quarta (12)

Professores de universidades estaduais paralisam nesta quarta (12)

Pelo menos 26 mil alunos das universidades estaduais da Bahia devem ficar sem aulas nesta quarta-feira (12). Isto porque, os professores das quatro instituições mantidas pelo estado, paralisarão as atividades acadêmicas e realizarão uma mobilização na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 9h30. 

A paralisação é parte da luta da categoria por reajuste salarial e abertura da mesa de negociação com o Governo do Estado. Segundo o Fórum das Associações Docentes (ADs), todos os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vão aderir ao movimento.

Com isso, devem ficar sem aulas, 9,3 mil estudantes da Uefs, 7,7 mil da Uesb e mais 9,5 da Uesc. A Uneb não informou o número de alunos matriculados na instituição até a publicação desta matéria.

Os professores pretendem chamar a atenção do governo e dialogar com a sociedade sobre as perdas salariais que a categoria enfrenta nos últimos oito anos. Na avaliação das Associações Docentes, a política estadual de desvalorização do trabalho dos professores nas universidades estaduais têm prejudicado o fortalecimento do ensino superior público baiano e colocado esses profissionais em posições cada vez mais precarizadas.

Entenda

A categoria reitera que, nacionalmente, o Governo do Presidente Lula instituiu a mesa de negociação com os sindicatos do funcionalismo público federal e reajustou o salário de todo o serviço público em 9%, com acréscimo de R$ 200 no auxílio alimentação. O governador Jerônimo se mantém em silêncio sobre o reajuste para o conjunto dos servidores públicos baianos. 

Ainda segundo os professores, as Associações Docentes tentam diálogo com o governo estadual para tratar o tema do reajuste salarial. Contudo, apesar de algumas reuniões informais para apresentação da pauta, a mesa de negociação ainda não foi instalada. 

Em 2023, houve reajuste salarial apenas para o alto escalão do serviço público da Bahia. Os percentuais de reajustes aprovados pelo Governo do Estado foram de 48,5% para o governador, vice-governador e secretários; 16% para deputados estaduais e mais de 5,99% para procuradores e promotores. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Taxa de desemprego cai para 6,4% no terceiro trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma queda significativa, conforme dados divulgados nesta...

Com 52,48% dos votos, Leonardo Sica é eleito presidente da OAB de São Paulo

No triênio 2025-2027, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) terá...

Mais para você