InícioEditorialPolítica NacionalProjeto da privatização da Sabesp sofre resistência de políticos da oposição

Projeto da privatização da Sabesp sofre resistência de políticos da oposição

Uma das principais promessas de campanha do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o Projeto de Lei de Desestatização da Sabesp vem sofrendo resistência de políticos da oposição, que questionam a ideia. A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu para debater a adesão da capital à Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE). A vereadora da bancada feminista do PSOL, Silvia Ferraro propôs uma audiência pública. Ela questiona a decisão do prefeito, Ricardo Nunes, e afirma que a Casa precisa ouvir o Executivo e a população. Para a parlamentar, não há justificativa para a adesão ao modelo, que faria o município perder a autonomia. “Com a adesão às URAES, o município de São Paulo passa a pertencer ao conselho dessas URAEs, do qual o Estado de São Paulo tem 40%, e o município só vai ter 20% do poder decisório”, esclareceu. Para ela, a decisão tem intenções eleitoreiras.

Em agosto, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou o ingresso da capital paulista às URAEs. O movimento reitera o processo de privatização da Sabesp, projeto do governo estadual. A oposição tem tentado barrar a aprovação na Assembleia Legislativa e vai acionar a Justiça contra mecanismo que o governo tem adotado para acelerar a aprovação. O deputado Paulo Fiorilo (PT) afirmou pelas redes sociais que a gestão Tarcísio está passando por cima da tramitação regimental, já que foi enviado um projeto de lei e não uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O governador tem movimentado a base para dar celeridade e disse recentemente estar confiante na aprovação da medida ainda este ano.

*Com informações da repórter Camila Yunes

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ana Marcela é heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas

Ana Marcela conquistou o título de heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas...

Taxa de informalidade no Brasil atinge 38,8% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 38,8%,...

Academia de Letras Jurídicas da Bahia elege nova diretoria para biênio 2025-2026

Membros da Academia de Letras Jurídicas da Bahia escolheram nesta quinta-feira (21) a nova...

Coreia do Norte envia tropas à Rússia em troca do fornecimento de mísseis antiaéreos

A Coreia do Norte recebeu mísseis antiaéreos da Rússia em troca do envio de...

Mais para você