InícioLazer, vida e culturaNatureza e Meio AmbienteProjetos contribuem com reciclagem de mais de 2,4 mil toneladas de resíduos...

Projetos contribuem com reciclagem de mais de 2,4 mil toneladas de resíduos em 2023

Apoiadas pela Braskem, as iniciativas geram renda para os participantes e estimulam a economia circular em Salvador e municípios da Região Metropolitana

Mais de 2,4 mil toneladas de resíduos foram arrecadadas e destinadas para reciclagem em Salvador e Região Metropolitana em 2023 por meio de iniciativas apoiadas pela Braskem. Os projetos Ateliê Criativo, Ser+ e Plastitroque promoveram o empreendedorismo, a geração de renda para cooperativas parceiras e a educação ambiental nas comunidades, além de conscientizarem a população para a destinação correta dos resíduos.

Despertar o espírito empreendedor em jovens e adultos e gerar renda a partir do aprendizado e da produção de peças e objetos de design, com o uso de resíduos plásticos. Esse é o objetivo do Ateliê Criativo, projeto da Quest/Zeppelin, que tem patrocínio da Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Marileide dos Santos Pereira, de 39 anos, foi uma das 40 pessoas que participaram das aulas ministradas duas vezes por semana na Casa da Criança e do Adolescente, em Camaçari.

Durante seis meses ela aprendeu sobre as propriedades, a cadeia e os processos de reciclagem e reuso do plástico, além de usar a criatividade para produzir com o material peças e objetos de uso cotidiano com valor artístico agregado. “O Ateliê ajudou a gente a ter um pensamento diferente sobre transformar o lixo em luxo, nos mostrando uma nova maneira de viver, de trabalhar e de melhorar a nossa vida financeira. Fez toda a diferença na nossa caminhada”, garante Marileide. O projeto destinou um total de 3 toneladas de resíduos plásticos para a produção dos objetos.

Capacitação de cooperados – Por meio de assessoria técnica, capacitação e investimentos na melhoria da infraestrutura das unidades, o Programa Ser+ beneficiou a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), em Camaçari; a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e a Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), em Salvador.

No total, as três cooperativas comercializaram juntas mais de 2,4 mil toneladas de materiais recicláveis no ano passado. “Através desta parceria da Braskem com a Cooperguary, conseguimos melhorar nossa infraestrutura com a aquisição de um triciclo, além de mantermos todos os cooperados trabalhando, como resultado da maior quantidade de material arrecadado, que possibilitou dar estabilidade financeira a eles”, destaca Genival Ribeiro, conselheiro fiscal da Cooperguary.

A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta a importância de se investir no desenvolvimento dos catadores como maneira de fomentar a cadeia de reciclagem no estado. “Ao promovermos o Ser+, com investimentos em infraestrutura e capacitação, contribuímos para a profissionalização das cooperativas, além de incentivar a economia circular”, afirma.

O Ser+ é realizado nos cinco estados em que a Braskem possui operações industriais, beneficiando 25 cooperativas e mais de 600 cooperados na Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Desde 2019, o Programa investiu na Bahia mais de R$ 750 mil, que foram revertidos em obras de reforma nas sedes das cooperativas, aquisição de equipamentos e capacitação dos cooperados.

Outro projeto social da Braskem que estimula a consciência ambiental é o Plastitroque. A iniciativa promove a troca de resíduos plásticos por Plasticoins, moedas fictícias baseadas no peso dos materiais (300g de plástico = 1 Plasticoin), que podem ser revertidas em alimentos e produtos de higiene e limpeza. Em 2023, arrecadou quase 1,7 tonelada de plástico em duas edições realizadas na Escola Municipal Cosme de Farias, em Camaçari, e no Centro Educacional Normélio Moura da Costa, em Dias D’Ávila.

Beneficiando diretamente cerca de 850 pessoas e envolvendo 420 crianças e adolescentes em oficinas de Educação Ambiental, o projeto reforça a importância do consumo consciente, descarte correto de resíduos e reciclagem. Nos últimos cinco anos, o Plastitroque já realizou seis edições em Camaçari, Candeias e Dias d’Ávila, com mais de 8,5 toneladas de plástico arrecadadas, beneficiando mais de 1,7 mil participantes e distribuindo cerca de 17 mil produtos.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

Gisele Bündchen foi fotografada nesta quarta-feira, 20 de novembro, exibindo sua barriguinha de gravidez...

Dois homens morrem e um é baleado durante briga em festa de comunidade cigana no Sudoeste baiano

Dois homens foram mortos a tiros e um ficou baleado durante uma festa de...

Jerônimo Rodrigues dialoga com futuros gestores de agroindústrias familiares baianas durante curso de capacitação da SDR

  Como parte das estratégias de fortalecimento da agricultura familiar da Bahia, o governador Jerônimo...

Planalto avalia que plano para matar Lula sepulta anistia a Bolsonaro

A operação da Polícia Federal contra militares suspeitos de planejarem assassinar o presidente Lula,...

Mais para você