InícioNotíciasPolíticaQuem é Renato Duque, ex-diretor da Petrobras condenado a 98 anos

Quem é Renato Duque, ex-diretor da Petrobras condenado a 98 anos

Marcelo Camargo/Agência Brasil

1 de 1 Imagem colorida de Renato Duque – Metrópoles – Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilRenato de Souza Duque, engenheiro brasileiro e ex-diretor de Serviços da Petrobras, foi condenado em 2015 na Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Nesta quinta-feira (18/7), a Justiça Federal de Curitiba expediu um mandado de prisão contra ele, impondo o cumprimento da pena total de 98 anos em regime fechado.

1 de 3

19/03/2015 – Ex-diretor da Petrobras Renato Duque presta depoimento em CPI na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marcelo Camargo/Agência Brasil

2 de 3

19/03/2015 – Ex-diretor da Petrobras Renato Duque presta depoimento em CPI na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marcelo Camargo/Agência Brasil

3 de 3

Renato Duque

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Renato Duque foi detido em março de 2015 durante a Operação Lava Jato e, em seguida condenado, em seis processos, resultando em uma pena superior a 70 anos de prisão. No entanto, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) o libertou após ele cumprir cinco anos em regime fechado.

Duque atuou como diretor da Petrobras de 2003 a 2015, sendo preso em março de 2015. O ex-presidente tem um filho, Daniel Tibúrcio Duque, que ocupou a Diretoria de Serviços da Petrobras.

O ex-diretor chegou a confessar crimes que envolveram uma suposta operação de propinas ao PT e à alta cúpula do partido, incluindo o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, José Dirceu e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O engenheiro foi um dos primeiros alvos do alto escalão da Petrobras na Operação Lava Jato. Quando a PF fez buscas na casa dele, em novembro de 2014, Duque rebelou-se, em conversa com seu advogado: “Que país é esse?”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PGR só deve denunciar Bolsonaro em fevereiro de 2025; entenda

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 36 pessoas, fruto do relatório...

Avanços na Dermatologia: A Revolução nas Técnicas de Regeneração Tecidual

Nos últimos anos, a dermatologia e a medicina regenerativa têm vivenciado avanços significativos, graças...

Prefeito de Andaraí quer consenso em eleição da UPB; Cardoso conta com Otto neutro e apoio de gestor de Medeiros Neto

Com foco em conseguir o consenso e não ter adversários na próxima eleição da...

Apesar de especulação, Roberta Santana desconversa ida para Casa Civil em reforma administrativa

Um dos nomes mais cotados para assumir a titularidade da Casa Civil do Governo...

Mais para você