InícioLazer, vida e culturaSaúdeQuem era a cantora e ativista Santrosa, encontrada morta e decapitada em...

Quem era a cantora e ativista Santrosa, encontrada morta e decapitada em Mato Grosso

A cantora e suplente de vereadora transexual Santrosa, de 27 anos, foi encontrada morta em uma área de mata em Sinop, no estado de Mato Grosso, no dia 10 de novembro. O corpo da artista apresentava sinais de violência, incluindo decapitação e membros amarrados. Até o momento, as autoridades não identificaram suspeitos relacionados ao crime. Santrosa havia se candidatado a uma vaga na câmara municipal nas eleições de 2024, mas não conseguiu ser eleita.

No entanto, ela estava prevista para assumir a posição de suplente no próximo ano. A Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso já solicitou a intervenção do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) para garantir que a investigação do caso seja conduzida com rigor. Na sua trajetória política, Santrosa defendia a ampliação do acesso à cultura para as comunidades periféricas e a promoção dos direitos da população LGBTQIA+.

Ela também se destacou na luta contra a discriminação, buscando visibilidade e respeito para as pessoas trans. Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) revelam que o Brasil lidera o número de assassinatos de pessoas trans, com 145 mortes e dez suicídios registrados em 2023.

O desaparecimento de Santrosa ocorreu no dia 9 de novembro, quando saiu de casa e não retornou. A família, preocupada com sua ausência, registrou um boletim de ocorrência após a artista não comparecer a um show que estava agendado. Nas redes sociais, amigos e admiradores têm deixado mensagens de condolências e clamado por justiça em relação ao assassinato da cantora.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rui Costa afirma que “não há crise com Jaques Wagner por questões de indicação” no governo Jerônimo

O ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) afastou qualquer rumor de briga com o senador...

Justiça isenta Estado da Bahia de pagar FGTS retroativo a servidora que mudou do regime CLT para estatutário

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho, por...

Motociclista morre em batida com carro em trecho da BA-381

Um homem, de 37 anos, morreu após a motocicleta que pilotava se chocar contra...

Veja balanço de atuação da PF na cúpula do G20 no Rio

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta sexta-feira (22/11), o balanço da atuação na cúpula...

Mais para você