InícioEntretenimentoCelebridadeRegina Casé pede pela preservação da Baixa dos Sapateiros: “Muito mais importante...

Regina Casé pede pela preservação da Baixa dos Sapateiros: “Muito mais importante do que pensam”  

elias dantas

Durante evento em Salvador, Regina Casé destaca valor histórico da Baixa dos Sapateiros (Foto: Elias Dantas)

Desde criança, a relação de Regina Casé com Salvador é única. Encantada com a estética e com a gente do lugar, a artista mantém ao longo dos anos a tradição de vir passar o mês de janeiro em sua casa no Santo Antônio Além do Carmo e lá reunir familiares e amigos em encontros descompromissados, além de circular pela região. Na última sexta-feira, Regina esteve no lançamento do livro de Alberto Pitta, no MAM-Ba. Na ocasião, ao ser entrevistada pelo Alô Alô Bahia, falou sobre a importância da publicação e fez um apelo pela preservação de uma das regiões mais conhecidas do centro da cidade.  

“Hoje eu vou pegar carona, aproveitando o lançamento deslumbrante de Alberto Pitta, e conclamar os baianos todos para não deixarem a Baixa dos Sapateiros morrer. É um lugar muito mais importante do que as pessoas pensam. Aquilo não é só o comércio, é um anel que envolve todo o Centro Histórico”, disse ao portal. 

Separando os bairros de Nazaré e Saúde do Pelourinho e Santo Antônio, a Baixa dos Sapateiros ficou nacionalmente conhecida através da canção do compositor mineiro Ari Barroso. Em sua época áurea, a Baixinha, como muitos ainda a tratam, ou Avenida J. J. Seabra – o seu nome oficial – fervilhava entre um comércio intenso e três das principais salas de cinema da cidade: Cines Jandaia, Tupy e Pax.  

elias dantas
Alberto Pitta lançou primeiro livro (Foto: Elias Dantas)

Lançamento na Contorno  

Uma noite daquelas que se guarda na memória e que já entrou para a história da arte baiana. Nesta sexta-feira, Alberto Pitta reuniu amigos e admiradores em torno do lançamento em Salvador do seu primeiro livro, ‘Histórias Contadas em Tecidos – O Carnaval Negro Baiano’. A sessão de autógrafos foi realizada na Sala dos Arcos do Museu de Arte Moderna da Bahia, na Av. Contorno. “Esse livro é inédito porque traz um olhar diferente para contar histórias. A ideia de um encontro entre analfabetos. Aqueles que estiveram na universidade, mas não sabem ler os panos e aqueles que não tiveram a oportunidade de ir à escola, mas sabem ler os símbolos e signos ali colocados. Então o tecido é literalmente uma costura sobre o cotidiano da gente do povo”, revelou Pitta.  

IK Muniz vai abrir escritório em Salvador  

Além de uma casa no Santo Antônio Além do Carmo e da galeria de arte ‘Lugar Comum’, na Feira de São Joaquim, Vik Muniz decidiu montar um escritório na cidade. “A coisa que mais me encanta é que aqui as pessoas são donas da própria cultura. E que é criada com alma, com o corpo, com poucas coisas, porque já estão impregnadas de uma ancestralidade, forte”, nos disse o artista plástico. “Salvador é uma inspiração pra mim. Uma cidade responsável por minha volta ao Brasil”, completou. O escritório de Vik seguirá o mesmo mood despojado de seus imóveis e funcionará em espaço ainda não revelado.  

Fórum Econômico  

Após passar o réveillon na famosa ilha caribenha Saint Barth, Nizan Guanaes desembargou em Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial, que começa anteontem. O encontro anual reúne grandes empresários, políticos, intelectuais e jornalistas em busca de soluções para questões urgentes enfrentadas mundialmente. “O World Economic Forum está discutindo o único caminho para este planeta fragmentado: Política com P maiúsculo, e não o p minúsculo da polarização, que é a fragmentação radicalizada e destrutiva que vemos em quase toda parte”, afirmou o publicitário baiano.  

Giro cultural  

Em mais uma de suas tradicionais temporadas em Salvador, Caetano Veloso tirou a noite deste sábado, 14 de janeiro, para circular pelo Rio Vermelho – mesmo bairro onde possui uma residência. Por lá, o cantor prestigiou o show de Magary Lord na Casa Rosa. O evento faz parte da programação de verão do espaço e contou com participações de Márcio Melo, Hiran e Peu Meurray, entre outros. Caetano chegou ao evento ao lado da esposa, a empresária Paula Lavigne. O casal foi recepcionado por Rose Lima, gestora do famoso equipamento cultural. 

Ampliação aérea  

A GOL Linhas Aéreas planeja aproximadamente 390 voos extras para o período do Carnaval 2023. 72 mil assentos serão adicionados na malha área da companhia, contemplando a demanda acentuada por voos em diferentes regiões do país. Pé no jato!  
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você