InícioNotíciasPolíticaRelator prorroga a desoneração da folha para 17 setores até 2027

Relator prorroga a desoneração da folha para 17 setores até 2027

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou, nesta segunda-feira (16/10), o relatório sobre o Projeto de Lei (PL) nº 334, de 2023, que estende a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia por mais quatro anos, até 31 de dezembro de 2027.

A proposta deve ser votada nesta terça-feira (17/10) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal. O texto foi aprovado pela Casa Alta em junho, mas sofreu alterações quando passou na Câmara dos Deputados, em agosto, e será analisada novamente pelos senadores.

Angelo Coronel rejeitou, no relatório, todas as mudanças feitas pelos deputados e decidiu manter a proposta aprovada anteriormente pelo Senado. O congressista retirou do texto, por exemplo, a redução da contribuição previdenciária para todos os municípios.

O projeto é de autoria do senador Efraim Filho (União Brasil-PB). A estimativa é de que a proposta cause impacto total de R$ 18,4 bilhões em 2024.

A lei em vigor prevê a desoneração da folha de pagamento até o fim de 2023. Por essa razão, o projeto pretende adiar o mecanismo até 2027.

Se o texto for aprovado pela comissão e os senadores não apresentarem nenhum pedido para votação em plenário, a proposta deve seguir automaticamente para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A desoneração da folha é um mecanismo que permite às empresas o pagamento de alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários.

Os setores beneficiados pela proposta são: confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia de comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você