O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país. A Shell Brasil assinou nesta semana memorando de intenções com o Porto do Açu para desenvolver um projeto de produção de energia do gênero nas instalações do porto, em São João da Barra, no Norte Fluminense. De acordo com a empresa, o projeto vai funcionar como um laboratório de pesquisa para desenvolver aprendizado, realizar testes de descarbonização e impulsionar essa indústria no país. A planta-piloto terá capacidade inicial de 10 MW e poderá chegar a 100 MW, obedecendo o plano de expansão da unidade.
Os recursos para a construção da unidade vêm da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que determina a aplicação obrigatória de um percentual da receita bruta da produção em projetos que estimulem a pesquisa e a adoção de novas tecnologias no setor de energia. A Shell Brasil deverá investir entre US$ 60 milhões e US$ 120 milhões dessa cláusula em 2022.
Economia Rio de Janeiro 21/05/2022 – 17:38 Graziele Bezerra – GT Passos Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional hidrogênio Verde Shell Rio de Janeiro sábado, 21 Maio, 2022 – 17:38 66:00