InícioLazer, vida e culturaSaúde'Santuário' da torcida do Vitória, Barradão completa 38 anos

'Santuário' da torcida do Vitória, Barradão completa 38 anos

Há 38 anos, em 11 de novembro de 1986, era inaugurado o Estádio Manoel Barradas, popularmente conhecido como Barradão, casa do Esporte Clube Vitória e um dos maiores orgulhos da torcida rubro-negra. “38 anos do Santuário. 38 anos de história. 38 anos de amor!”, celebrou o Vitória nas redes sociais.

O estádio, localizado no bairro de Canabrava, em Salvador, foi construído onde ficava o aterro sanitário da cidade e hoje faz parte do complexo esportivo Benedito Dourado da Luz. Além do Barradão, o local conta, entre outras estruturas, com seis campos do Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, a recém-inaugurada Academia do Leão e duas concentrações: a de futebol profissional, Vidigal Guimarães, e a de futebol amador, Raimundo Rocha Pires.

O Barradão começou a ser construído por volta de 1983, na gestão do presidente José Rocha e com projeto do arquiteto Lev Smarcevsky. Manoel Barradas, que dá nome à praça esportiva, era deputado estadual, conselheiro do Vitória e sogro do então governador do Estado, João Durval. Foi através de Manoel que o Rubro-Negro conseguiu viabilizar a construção do estádio. Uma curiosidade é que Manoel chegou a propor a João Durval que o estádio recebesse o nome do governador, mas o gestor recusou e sugeriu o nome de Manoel Barradas.

Registro da construção das arquibancadas do Barradão | Foto: Edgar Vix/skyscrapercity

O primeiro jogo da história do Barradão aconteceu contra o Santos, no mesmo dia da inauguração, em 11 de novembro de 1986. Na ocasião, o baiano Dino abriu o placar para o Santos e fez o primeiro gol da história do estádio. Na sequência, Heyder empatou pelo Leão. O estádio foi reinaugurado cinco anos depois, em 1991, agora para receber partidas de forma regular.

38 anos depois, o Barradão comporta cerca de 31 mil torcedores. O surgimento da praça esportiva caminha lado a lado com o aumento considerável do número de títulos e força da equipe rubro-negra. Após 1986, o Leão venceu 23 títulos baianos, quatro Copas do Nordeste e uma Série B do Campeonato Brasileiro.

O maior público registrado no “santuário” foi no dia 7 de maio de 2000, contra o Juazeiro, pela final do 1° turno do Campeonato Baiano, quando cerca de 51.200 pessoas acompanharam a vitória do Leão por 2 a 0. O maior artilheiro da história do Estádio Manoel Barradas é o atacante Neto Baino, com 53 gols anotados, seguido por Ramon Menezes (44) e Allan Dello (40).

Na luta para evitar o rebaixamento para a Série B, o Barradão é uma importante arma do Vitória no restante do Campeonato Brasileiro. Faltando cinco jogos para o fim da Série A, o Rubro-Negro se prepara para duas partidas seguidas fora de casa, contra Criciúma e Botafogo, e depois volta aos seus domínios para encarar Grêmio e Fortaleza. Na última rodada da Série A, o Rubro-Negro Baiano enfrenta o Flamengo, no Maracanã.

Após a derrota no último sábado (9), o Vitória está com 38 pontos, na 13ª colocação. No momento, o RB Bragantino, com 36 pontos, abre a zona de rebaixamento da competição. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

‘Influenciador de Deus’, com milagre no Brasil, será declarado santo

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, anunciou que o beato italiano Carlo Acutis,...

Novo acordo comercial leva uva baiana para mercado da China

O acordo assinado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping,...

Porto Sport Club convoca atletas em formação para compor divisão de base

Na noite desta quinta-feira (21), o Porto Sport Club anunciou que vai realizar uma...

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Mais para você