Essencial tanto na recuperação de pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos, como na garantia da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com Ostomia, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas realizou cerca de 53 mil atendimentos no ano de 2022, com os principais serviços abrangendo as deficiências física (média de 1120 usuários atendidos por mês), intelectual (1012) e a concessão de bolsas de ostomia (1081) — superando as respectivas médias mensais exigidas pelo Ministério da Saúde.
Um dos destaques da unidade é o trabalho de reabilitação pré e pós protetização, que utiliza a prótese enquanto uma alternativa para quem passou pelo processo de amputação de um membro. Na fase de pré-protetização, é realizado o fortalecimento muscular, aperfeiçoamento e estabilização do coto, além do ganho de equilíbrio. Após a confecção da prótese, o usuário passa por treinos para adaptação do material até se tornar completamente apto ao uso do mesmo e receber alta do serviço.
Tratamento especializado, qualidade de vida e inclusão social tanto dos teixeirenses como dos moradores dos demais 21 municípios do Extremo Sul baiano assistidos são os pilares do trabalho desenvolvido no CER IV. Por meio de uma reabilitação integral e humanizada, a unidade ajuda a reduzir o impacto socioeconômico das deficiências e limitações físicas ou cognitivas, investindo na capacidade de superação e no potencial de cada pessoa a fim de assegurar um futuro mais digno e igualitário para todos.
O post Saúde em Ação: 53 mil atendimentos foram realizados no CER IV em 2022; saiba mais apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.