Hoje vamos conferir informações sobre os sinais de pontuação. A língua portuguesa muitas vezes nos prega algumas peças em relação às questões que envolvem a escrita das palavras. Afinal, são muitos detalhes, incluindo acentos que devem ser respeitados. Muitas vezes uma acentuação incorreta ou falta dela pode interferir até mesmo no sentido da frase.
E, nesse quesito, a nossa língua é única! Nesse sentido, os sinais de pontuação são elementos importantes para orientar a leitura e dar sentido às frases. Eles indicam, por exemplo, pausas, entonação e organização de ideias.
Sem a pontuação, a leitura ficaria muito comprometida. Então, levando isso em conta, vamos conhecer a seguir os sinais de pontuação da língua portuguesa para você escrever com clareza!
Veja quais são os sinais de pontuação
Ponto e ponto-final (.)
Vamos começar com os sinais mais simples, que são o ponto e o ponto final (.). Eles indicam a pausa completa de uma frase, possuindo uma entonação neutra, seja no sentido afirmativo ou negativo. Os exemplos se encontram aqui mesmo neste parágrafo! Mas veja outro:
- A menina entrou na sala. (ponto) Ela estava muito triste e desanimada com a situação, mas recebeu o amparo necessário. (ponto-final)
Ponto de exclamação (!)
Apesar de também ser usado para indicar uma pausa na frase, ele indica uma entonação diferente, representando uma ênfase maior. Ou seja, o ponto de exclamação indica situações como surpresa, alegria, raiva, etc.
- Nossa! Não acredito que conseguimos!
- Parabéns! Você passou no teste!
- Que raiva! Não fui aprovado!
Ponto de interrogação (?)
É usado para frases interrogativas, ou seja, onde há uma pergunta. O ponto de interrogação é usado sempre ao final do questionamento.
- Quantos anos você tem?
- Que horas são agora?
- Por que você está triste?
- Qual a sua altura?
Vírgula (,)
A vírgula está entre os principais sinais de pontuação. E não é para menos, já que ela exerce um papel fundamental para os sentidos das frases. Em suma, a vírgula indica uma pequena pausa, organizando o ritmo da leitura e estruturando melhor as frases. A vírgula usada de forma incorreta pode prejudicar muito a frase e a ideia por trás dela.
- Eu estou bem agora, mas passei mal ontem.
- O carro passou no sinal vermelho, de acordo com as testemunhas;
- Joana estava passeando com seu cachorro e, para a sua surpresa, a coleira arrebentou.
- Faça a tarefa online, mas não se esqueça de salvá-la depois.
Ponto e vírgula (;)
Consiste em uma pontuação intermediária entre o ponto final e a vírgula. Assim, indica uma pausa maior na frase, mas não a encerra completamente. O ponto e vírgula é usado em algumas situações específicas, visando a organização do texto.
- O tempo estava muito bom; mas decidimos não ir viajar;
- O estudo envolve várias matérias: Português; Matemática; Geografia; Ciências e Física.
Reticências (…)
Indicam o encerramento de uma frase, porém com uma entonação de incerteza e/ou hesitação. Ou seja, a frase encerrou, mas não encerrou completamente… entendeu? Assim, ela pode ou não continuar após essa pontuação.
- Eu até gostei desta sobremesa, mas…
- Ela fez a tarefa rapidamente, mas… não me convenceu;
- Talvez ele torça para o Flamengo…
Dois pontos (:)
Os dois pontos são sinais de pontuação que indicam a introdução de algo. Pode ser uma explicação, fala, listas, etc. Sempre após os dois pontos a frase continua com algo relacionado ao seu início.
- As regras do jogo são: cada competidor tem três tentativas, não pode usar as mãos e o tempo máximo é de cinco minutos;
- Para fazer essa receita, use os seguintes ingredientes: 3 ovos, 2 xícaras de leite, 1 pitada de sal e tempero de sua preferência;
- Ele tinha três objetivos na vida: crescer profissionalmente, se casar e morar na Europa.
Travessão (-)
O travessão geralmente é usado em falas e discursos. Ele indica que alguém está falando. Mas o travessão também pode ser aplicado em outras situações. Isso inclui o destaque a trechos em determinados textos.
- -Eu não vou descer do carro!
-Posso saber o motivo?
-Simples, não quero pisar nesse chão embarrado… - Maria estava muito cansada – apesar de ter dormindo horas e horas – e não quis passear com suas amigas.
Aspas (“”)
As aspas podem indicar uma nova expressão dentro das frases ou ainda ser uma alternativa ao travessão. Sempre quando se abre aspas, há a necessidade de fechá-las.
- Ele me disse o seguinte: “Estou pensando em sair do Brasil”;
- Na porta, uma mensagem estava escrita: “Fechado aos domingos”;
- Ela não foi trabalhar, pois estava muito “cansada”.
Parênteses ()
Por fim, temos os parênteses, usados para fazer a separação de trechos dentro de frases. Podem servir como explicação ou complemente de algo que está sendo dito. Podem ainda servir de alternativa aos parênteses e vírgulas.
- Estou ouvindo muito rock (meu estilo favorito) nesse final de semana;
- Coloque todos os ingredientes no forno (não se esqueça de ajustar a temperatura);
- O jogador (que estava machucado) volta ao time titular na próxima rodada;
- O evento está marcado para às 16h (horário de Brasília).
Enfim, esses são os sinais de pontuação da língua portuguesa. Se você quer mais dicas e ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o assunto, não deixe de acessar o Clube do Português!