O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitarão, nesta segunda-feira (20/2), as regiões afetadas pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo nas últimas 24 horas.
Segundo a assessoria do ministério, uma equipe da Defesa Civil Nacional deve verificar os estragos dos temporais já neste domingo (19/2). O Ministério da Defesa foi acionado para acompanhar as ações de desobstrução de vias da região.
Também foi determinado que seja feito o reconhecimento de situação de emergência em São Sebastião de forma sumária. O município foi um dos mais atingidos pelos temporais.
O ministro já conversou por telefone com o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre o assunto, e com prefeitos dos municípios atingidos.
Chuvas em SPAs fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas provocaram ao menos duas mortes – uma criança de 7 anos e uma mulher de 40 anos.
Os temporais causaram alagamentos e deslizamentos de terra que afetam o trânsito em pelo menos três rodovias e atingiram principalmente os municípios de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Juquehy.
Segundo o governo de São Paulo, aeronaves do Exército serão enviadas para ajudar no resgate de vítimas em locais sem acesso pelas estradas e onde os helicópteros da Polícia Militar não conseguem chegar por causa do mau tempo.