InícioEditorialPolítica NacionalSTF marca julgamento de mais 70 denunciados pelos atos de 8 de...

STF marca julgamento de mais 70 denunciados pelos atos de 8 de Janeiro

Denúncias serão analisadas entre os dias 14 e 18 de agosto em plenário virtual; até o momento, 1.290 pessoas viraram réus por autoria ou participação nas manifestações

EVARISTO SA / AFP

Manifestante invadiram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento de mais 70 investigados de participarem dos atos de 8 de Janeiro. As acusações oferecidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) serão analisadas entre os dias 14 e 18 de agosto em plenário virtual. Cada ministro fará sua análise individualmente. Até o momento, 1.290 pessoas viraram réus por autoria ou participação nos atos. No total, a PGR denunciou 1.390 pessoas. Os primeiros julgamentos dos réus devem começar a partir de setembro, onde os ministros decidirão se eles serão condenados ou absolvidos. Todos são acusados pelos crimes de associação criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito tentativa de golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo; deterioração de patrimônio tombado.

O ministro Alexandre de Moraes concedeu, nesta terça-feira, 8, liberdade provisória de pelo menos 90 pessoas presas durante os eventos do dia 8 de janeiro. Já a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu aos STF as primeiras condenações de réus envolvidos em atos, de 40 pessoas. Entre os soltos, há 37 mulheres e 53 homens, que deverão seguir medidas cautelares como comparecer semanalmente à Justiça. Moraes também aplicou outras sanções, como cancelamento de passaportes, uso de tornozeleira eletrônica, proibição do acesso a redes sociais e suspensão do porte de armas. Quanto às condenações, a PGR pediu pena de até 30 anos para 40 réus.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Mais para você