InícioEditorialPolítica NacionalSTF se manifesta após crítica de Barroso sobre bolsonarismo

STF se manifesta após crítica de Barroso sobre bolsonarismo

O Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou nesta quinta-feira, 13, a respeito da recente declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso contra o bolsonarismo. Após as falas do magistrado viralizarem nas redes sociais e parlamentares da oposição anunciarem que vão pedir o impeachment contra ele, a Corte divulgou uma nota em que afirma que a frase “Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo”, dita por Barroso durante discurso, se referia “ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”. “O Ministro do STF Luís Roberto Barroso, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, e o Deputado Federal Orlando Silva estiveram juntos, no Congresso da UNE, para uma breve intervenção sobre autoritarismo e discursos de ódio. Todos eles participaram do Movimento Estudantil na sua juventude. Apesar do divulgado, os três foram muito aplaudidos. As vaias – que fazem parte da democracia – vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE”, também diz o texto.

A manifestação da Corte acontece após repercutirem nas redes sociais vídeos com trechos do discurso de Luís Roberto Barroso em evento da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na ocasião, o ministro era vaiado por estudantes e disse que “aqueles que gritam, que não colocam argumentos na mesa, isso é o bolsonarismo”. “Lutei contra a ditadura e contra o bolsonarismo. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, completou. Nesta quinta, parlamentares da oposição anunciaram que pretendem apresentar pedido de impeachment do ministro. Entre outros coisas, eles criticam a fala e a postura do magistrado, apontam crime de responsabilidade e questionam se as decisões do magistrado são “tendenciosas”. “Se, por um milagre, houver justiça nesse país, a perda do cargo é inegável”, disse o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Mais para você