InícioEditorialSTF suspende julgamento de Collor e deve retomá-lo na quarta-feira

STF suspende julgamento de Collor e deve retomá-lo na quarta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu novamente o julgamento do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, e de outras duas pessoas nesta segunda-feira, 15. Os réus são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e de integrar uma organização criminosa, podendo ser condenados a 22 anos de prisão. O julgamento deverá continuar nesta quarta, 17. Segundo a Procuradoria-Geral da República, os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014, quando R$ 30 milhões da BR Distribuidora, empresa da Petrobras, foram desviados. O dinheiro seria propina paga por empresas privadas ao ex-presidente em troca de contratos com a distribuidora.

O julgamento teve início na última semana, quando o ministro relator da Ação Penal 1025, Edson Fachin, votou contra o ex-senador Fernando Collor e os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos. Nesta segunda-feira, a vice-Procuradora-Geral da República (PGR), Lindôra Araújo, afirmou que existem provas suficientes da influência do ex-presidente nos crimes investigados. No caso denunciado, a PGR concluiu que Collor e os dois diretores indicados pelo então senador poderiam influenciar nas decisões da BR Distribuidora. 

O caso foi investigado na Operação Lava Jato, e a denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) à Suprema Corte. O advogado de Collor, Marcelo Bessa, negou que o ex-senador tenha indicado à época diretores para a BR Distribuidora, mas ouviu da vice-procuradora-geral que já tinha afirmado que as provas não estão baseadas só em delações premiadas, mas em documentos apreendidos e relatórios financeiros.  Por isso, além de pedir a condenação dos acusados, a Lindôra recomenda a condenação dos três acusados, com pagamento de 60 milhões de reais por reparação de danos morais e materiais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens das Forças Armadas resgatando pessoas no Sul

Exército, Marinha e FAB mobilizaram efetivos, aeronaves e embarcações para auxiliar nos resgates; 10...

Eduardo Bolsonaro encontra neta de ministro de Hitler em visita a Parlamento alemão

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Bolsonaro se encontra com...

EUA: mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos pró-Palestina

Mais de 1,5 mil pessoas foram presas desde 18 de abril em protestos e...

Lula assina decreto de reajuste do Imposto de Renda em evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de reajuste da...

Mais para você