Um temporal, acompanhado de raios e rajadas de vento, alagou ruas, derrubou árvores e arrastou carros, na noite deste sábado (26), em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A força da enxurrada arrancou o asfalto em ruas e avenidas. Bairros ficaram sem luz. Em duas horas, segundo a Defesa Civil, choveu mais que o esperado para o mês inteiro em algumas regiões da cidade. Os alagamentos atingiram principalmente a zona oeste da capital. Nas avenidas Silva Lobo e Barão do Estoril, moradores registraram imagens de carros sendo arrastados pela correnteza. Algumas pessoas foram retiradas dos veículos pelos próprios moradores.
Depois que a água baixou, os estragos da chuva ficaram evidentes, com grande parte do asfalto da Silva Lobo tomado por erosões. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a forte chuva acompanhada de ventanias, raios e queda de granizo provocou danos à rede elétrica e interrompeu o fornecimento em diversos pontos de Belo Horizonte. A empresa disse que uma parte dos clientes afetados teve a energia restabelecida durante a noite e atua com um reforço no número de equipes para normalizar toda a situação neste domingo (27).
Cidades do interior também registraram chuvas intensas. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, um temporal derrubou árvores e destruiu telhados de casas. Houve quedas de árvores nas praças Antonio Carlos e Cruzeiro, na Avenida Brasil e no Parque Halfeld Ao menos uma casa foi atingida, mas não houve vítimas. A previsão da meteorologia é de mais chuva na capital e em grande parte do estado. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para risco geológico para as regiões Oeste, Nordeste, Noroeste e Centro-Sul da capital até a próxima terça-feira (29).
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Lopes