InícioLazer, vida e culturaSaúdeUruguai terá segundo turno entre aliado de Mujica e governista de centro-direita

Uruguai terá segundo turno entre aliado de Mujica e governista de centro-direita

Os uruguaios vão ter que voltar às urnas para escolher o novo presidente do país, em uma decisão entre o esquerdista Yamandú Orsi, pupilo do ex-presidente José “Pepe” Mujica, e o candidato do governo de centro-direita Álvaro Delgado. Nenhum dos candidatos supera os 50% dos votos necessário para vencer. O segundo turno está marcado para 24 de novembro. A primeira rodada de votações aconteceu neste domingo (27) e as projeções apontam Orsi com 43,2% dos votos e Delgado, 28%, segundo o Canal 10, com base em dados de Equipos Consultores. Para o Canal 12, que citou o instituto Cifra, Orsi tem 44% dos votos, contra 27% de Delgado. “A ventagem que tenho é fui secretário da Presidência [de Lacalle Pou] por quatro anos. Não preciso fazer pré-temporada”, declarou, por sua vez, Delgado.

“Hoje o governo começa mudar de alguma maneira”, disse o presidente Luis Lacalle Pou após votar. Ele prometeu uma transição “ordenada” e não respondeu se assumirá a cadeira no Senado a que concorre. O dia de votação transcorreu em ambiente de calma. O terceiro na disputa, com 15-16% das intenções de voto, era o midiático advogado de 40 anos Andrés Ojeda. O candidato do Partido Colorado, que também integra a coalizão de governo, ganhou impulso com sua forma nada convencional de fazer política, o que lhe rendeu comparações com o presidente argentino ultraliberal Javier Milei.  Orsi e Delgado superaram outros nove candidatos que concorriam para suceder ao presidente Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional que lidera a coalizão de governo.

O mandatário tem 50% de aprovação, mas a Constituição o impede de concorrer a um segundo mandato consecutivo. A segurança pública é o tema que mais preocupa a população do país, que tem 3,4 milhões de habitantes, predominantemente agrícola, com elevada renda per capita e baixos níveis de pobreza e desigualdade em comparação com as demais nações da região, mas que enfrenta um aumento da violência vinculada às drogas. Mais de 2,7 milhões de uruguaios estavam registrados para votar e escolher o presidente e vice-presidente para o período 2025-2030, além de renovar o Parlamento bicameral. O voto é obrigatório no Uruguai. A Justiça Eleitoral deve ter dados indicativos dos resultados finais por volta das 22h deste domingo.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Américo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Mais para você