InícioEditorialVeranico: conheça fenômeno que pode impactar nas chuvas de verão

Veranico: conheça fenômeno que pode impactar nas chuvas de verão

As chuvas do verão que estão sendo registradas em grande parte do país podem ter uma breve pausa no fim de janeiro. O motivo pode ser o fenômeno meteorológico veranico.

Como fica as chuvas de verão:

  • Veranico pode ser entendido com um período seco e quente dentro da estação chuvosa.
  • Há possibilidade de ocorrência de veranicos no final janeiro e início de fevereiro em grande parte do Centro-Oeste, oeste do Nordeste e Tocantins.
  • Há possibilidade de chuvas irregulares no Sul, podendo se caracterizar como veranico em algumas localidades no período entre 12 e 20 janeiro.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mozar de Araujo Salvador, a literatura especializada diverge um pouco quanto ao tempo de duração do veranico, mas em geral o fenômeno persiste por até duas semanas.

Normalmente, os veranicos são comuns no Sul, mas podem ocorrer em todas as regiões do Brasil. “Há possibilidade de ocorrência de veranicos no final de janeiro e início de fevereiro em grande parte do Centro-Oeste, oeste do Nordeste e Tocantins”, esclarece Salvador.

Já na região Sul, o fenômeno meteorológico pode ocasionar chuvas irregulares, podendo se caracterizar como veranico em algumas localidades entre 12 e 20 de janeiro.

Ao Metrópoles, Salvador disse que ainda não é possível cravar previsões sobre o veranico até o final do verão. Mesmo com a possível atuação do fenômeno, algumas regiões devem seguir com a ocorrências de chuvas pontuais.

Impacto na agricultura

A possível seca ocasionada pelo veranico pode ter impacto direto na agricultura. O meteorologista do Inmet explica que os efeitos vão depender do tipo de cultivo e da fase fenológica.

“Em algumas fases, as plantas são mais sensíveis ao déficit hídrico acompanhado de temperatura mais altas, especialmente na fase inicial de desenvolvimento. Culturas de ciclos mais curtos e raízes pouco profundas, como algumas hortaliças, podem ser mais impactadas com o estresse hídrico e o calor, afetando a qualidade e a produtividade”, explica Salvador.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Jennifer Garner ‘arregaça as mangas’ e ajuda a servir refeições

Jennifer Garner 'arregaçou as mangas' e foi ajudar quem mais precisava perante os incêndios...

Confinada para o BBB25, Gracyanne Barbosa é procurada pela Justiça

Na última quinta-feira (9/1), Gracyanne Barbosa foi anunciada como uma das participantes do BBB25,...

Novo prefeito de Quijingue enfrenta protestos por atraso salarial

Servidores públicos do município de Quijingue, no nordeste baiano, estão em estado de alerta e indignação...

Quando volta o rodízio de veículos em São Paulo após suspensão no final do ano?

Suspenso desde o dia 23 de dezembro do ano passado, o Rodízio Municipal de...

Mais para você