Bayern de Munique e Borussia Dortmund empataram por 2 a 2, neste sábado (8/10), em clássico de tirar o fôlego no Campeonato Alemão. Após tropeços nas primeiras rodadas, os bávaros venciam o rival por 2 a 0, fora de casa, para reassumir a ponta da tabela, com gols de Goretzka e Sané. No entanto, os donos da casa diminuíram com Moukouko e empataram com gol de Modeste, no último lance do jogo.
Vídeo: Bayern cede empate ao Dortmund no último lance em clássico alemão
O empate não é bom para ninguém. Com um ponto para cada lado, as equipes seguem empatadas com 16 pontos, mas o Bayern fica à frente, na terceira colocação, pelo saldo de gols, enquanto o Dortmund vem logo atrás.
Agora, os times precisam torcer para dois tropeços para manter-se próximos da liderança. Neste domingo, o Union Berlin e o Freiburg – líder e vice-líder, respectivamente, ambos com 17 pontos – entram em campo pelo Campeonato Alemão.
Os dois times jogarão fora de casa. Às 12h30 (de Brasília), o Freiburg encara o Hertha Berlin, enquanto o Union Berlin joga duas horas depois, contra o Stuttgart.
Caso pelo menos um dos dois vença, a distância de Bayern e Borussia para os líderes passa a ser de quatro pontos.
O jogo começou bastante truncado, sem grandes chances. De um lado, o Bayern não conseguia fazer valer sua força ofensiva, com os defensores do Dortmund fazendo bom jogo. Pelo lado dos mandantes, Malen e Moukouko tentaram criar em oportunidades de velocidade, mas sem muita sorte na conclusão. Guerreiro, pela esquerda, conseguiu bom chute, mas parou em Neuer.
Quando o time adversário não cede espaços na defesa, uma alternativa é arriscar de fora da área. Foi isso que Leon Goretzka fez aos 33 minutos, quando recebeu passe de Musiala e, com nove jogadores do Borussia protegendo a área, bateu rasteiro, com força, para abrir o placar. Da entrada da área, o meia marcou seu primeiro gol no campeonato para colocar o Bayern de Munique na frente até o final do primeiro tempo.
Logo na volta do intervalo, Sadio Mané perdeu grande chance, com o gol aberto, após passe de cabeça de Goretzka, que se antecipou ao goleiro. O atacante senegalês tentou de peixinho, mas desviou para fora.
O Bayern de Munique seguiu no ataque e, aos sete minutos do segundo tempo, ampliou o placar. Musiala tabelou com Kimmich e serviu Sané. O camisa 10 recebeu a bola fora da área, próximo à meia-lua, e encheu o pé para marcar o segundo gol. O goleiro Muller chegou a desviar a bola, mas não conseguiu impedir Sané de marcar.
Com a vantagem construída, o Bayern tentou administrar o resultado e criar com mais calma. Do outro lado, no entanto, o Dortmund deu a respota aos 29 minutos, quando Anthony Modeste foi acionado nas costas da marcação e passou para Moukouko, vindo de trás, bater para o fundo das redes.
O Borussia passou a acreditar no empate e, assim, foi ao ataque em busca da reação. O jogo ficou ainda mais disputado quando Kingsley Coman, do Bayern recebeu o segundo cartão amarelo após falta em Adeyemi e foi expulso de campo.
No último lance de jogo, aos 49 minutos, o time da casa teve um escanteio e até o goleiro foi para a área. A princípio, a defesa bávara tirou a bola para a intermediária, mas Adeyemi recuperou, lançou na área e achou o zagueiro Schlotterback no lado direito. O defensor cruzou no segundo pau, aonde Modeste apareceu nas costas da marcação e selou o empate no último instante da partida.
Agora, o Bayern de Munique volta a campo na próxima quarta-feira, às 16 horas (de Brasília), para enfrentar o Viktoria Plzen fora de casa pela Liga dos Campeões. Pela mesma competição, o Borussia recebe o Sevilla um dia antes, mas no mesmo horário.