Romeu Zema (Novo) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais, com 56% dos votos válidos. Isso foi o que mostrou a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 1º. Em seguida, vem Alexandre Kalil (PSD), que soma 35%. O resultado indica que a eleição em Minas Gerais deve acabar em primeiro turno, com a recondução de Zema ao cargo.
Ainda segundo o Datafolha, Carlos Viana (PL) vem em terceiro, com 5%. Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Marcus Pestana (PSDB) têm 1% cada.
Cleitinho lidera a disputa pelo Senado, com 36% dos votos válidos. Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição para o cargo, tem 31%. Terceiro colocado na disputa, Marcelo Aro (PP) aparece com 17%. Sara Azevedo (PSOL) e Bruno Miranda (PDT) somam 5% cada. Pastor Altamiro Alves (PTB) tem 4%. Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU), Naomi de Almeida (PCO) têm 1% cada.
A pesquisa foi feita de sexta-feira (30) até este sábado (1º), com 2.650 eleitores. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-04343/2022.
Rio de Janeiro
O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 44% dos votos válidos. Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSB), com 35%. Castro manteve a mesma porcentagem em relação ao levantamento anterior, de 29 de setembro. Já Freixo cresceu 4 pontos porcentuais (pp), de 31% para 35%.
Em terceiro lugar aparece Rodrigo Neves (PDT) com 10%. Ele é seguido de Paulo Ganime (Novo), com 4%. Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Eduardo Serra (PCB) estão empatados com 2% cada. Cyro Garcia (PSTU) e Luiz Eugênio (PCO) têm 1% cada. Witzel, porém, teve a candidatura barrada devido à punição imposta na ação de impeachment que o afastou de vez do cargo em abril de 2021. Segundo o TRE-RJ, os votos dados a ele serão considerados nulos.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.
No cenário de segundo turno, Castro segue à frente de Freixo, com 46% contra 40%. A vantagem de Castro, no entanto, é um pouco menor se comparada ao levantamento anterior, quando tinha 8 pp a mais que seu adversário. De acordo com a pesquisa, branco/nulo/nenhum somam 10% e não sabe, 4%.
Romário (PL) segue na liderança nos votos válidos na corrida pelo Senado e soma 35%, mesmo patamar registrado na última pesquisa. A distância para os rivais, contudo, mantém tendência de queda. Na sequência, aparece Alessandro Molon (PSB) com 21%, seguido de Clarissa (União Brasil) com 16%. O deputado federal Daniel Silveira (PTB) aparece na sondagem com 10% dos votos válidos nas intenções de voto, mesmo porcentual do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT). Cabo Daciolo (PDT) acumula 5%.
O levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, foi realizado na sexta-feira (30) e neste sábado (1º) e entrevistou 2.550 eleitores em 40 municípios no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07599/2022.
São Paulo
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aparece com 39% das intenções de votos válidos para o governo de São Paulo, segundo a mesma pesquisa, divulgada neste sábado (1º), véspera do primeiro turno das eleições de 2022.
Candidato do Republicanos, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas confirma a segunda posição com 31% das intenções de votos. O atual governador do Estado, o tucano Rodrigo Garcia, aparece com 23%. Essa pesquisa considera apenas os votos válidos, não contabilizando, portanto, os votos brancos e nulos e indecisos.
A Pesquisa Datafolha de intenção de votos para o governo de São Paulo mostra o atual governador Rodrigo Garcia derrotando numericamente o ex-prefeito Fernando Haddad no segundo turno. Contra Haddad, o governador teria 43% dos votos totais contra 42% do petista, um empate técnico segundo da pesquisa. Os votos em brancos e nulos somariam 12% e 3% dos entrevistados não souberam responder.
No cenário de um segundo turno entre Haddad e Tarcísio de Freitas, o petista venceria com 46% dos votos contra 41% do candidato apoiado por Bolsonaro. Os votos brancos e nulos somam 10% e 3% dos entrevistados não souberam responder.
O candidato Márcio França (PSB) continua a liderar a corrida ao Senado por São Paulo com 45% dos votos válidos, informa a pesquisa Datafolha. O ex-governador é seguido do ex-ministro Marcos Pontes (PL), que tem 31%. No levantamento anterior, da última quinta-feira (29), França tinha 47%, enquanto Pontes marcava 30%.
Entre os demais candidatos, Edson Aparecido (MDB) soma 6% dos votos válidos. Janaina Paschoal (PRTB) tem 5%. Aldo Rebelo (PDT) e Vivian Mendes (UP) contam com 3% cada, enquanto Antônio Carlos (PCO), Ricardo Mellão (Novo) e Professor Tito Bellini (PCB) têm 2% cada. Dr. Azkoul (DC) soma 1%. Já a candidatura coletiva do PSTU, Mancha Coletiva Socialista, não pontua.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos A pesquisa ouviu 3,7 mil pessoas entre sexta-feira, 30 de setembro e hoje, 1º de outubro, em 79 municípios paulistas. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09987/2022.