InícioNotíciasPolíticaIphan: servidores rejeitam indicações políticas e pedem nome técnico

Iphan: servidores rejeitam indicações políticas e pedem nome técnico

A Associação de Servidores do Ministério da Cultura enviou uma carta à ministra Margareth Menezes em que rejeita a indicação de nomes políticos para a presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na carta, os servidores do órgão filiados à associação pedem que o novo responsável pelo comando do instituto tenha perfil técnico, “com experiência e reconhecimento no campo do patrimônio cultural e da gestão pública no setor”.

Conforme a coluna Grande Angular, do Metrópoles, o ex-deputado distrital e ex-candidato ao Governo do Distrito Federal Leandro Grass (PV) é cotado para assumir a vaga.

Grass é professor, sociólogo e mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestor Cultural. Ele foi candidato ao Governo do Distrito Federal nas eleições passadas.

Também integrou o governo de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Coordenação do Grupo Técnico de Desenvolvimento Regional.

Outra demanda da associação é que não sejam indicadas pessoas que “tenham atuado em consonância com os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro” para cargos de alta gestão dentro do MinC.

Ao final, a entidade recomenda a nomeação de Nivaldo Andrade, conselheiro titular do Iphan, ou Célia Corsino, ex-superintendente do órgão em Minas Gerais.

“Gostaríamos de salientar que uma das pautas sobre a qual entendemos que se deve avançar é a da normalização de procedimentos que assegurem a ocupação de cargos de alta gestão do IPHAN por profissionais com formação técnica e experiência na área, utilizando ainda mecanismos que ampliem a participação dos servidores do órgão nos processos de tomada de decisão como, por exemplo, por meio da indicação em lista tríplice”, destaca a carta.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Mais para você