A bandeira tarifária verde será mantida para o mês de fevereiro, segundo confirmou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta segunda-feira (30/1). Com a decisão, consumidores continuarão sem acréscimo de custos nas contas de luz.
De acordo com a Agência, o país atravessa boas condições de geração de energia. O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, confirma a o otimismo nas projeções realizadas pela agência no ano passado, “que também apontam boas expectativas para os próximos meses”.
Além disso, segundo Feitosa, “as bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”.
A bandeira verde já está em vigor desde 16 de abril do ano passado e é a única em que não há tarifa extra cobrada. Isso acontece quando os reservatórios estão cheios o que faz o custo de produção de energia ficar abaixo. Enquanto isso, as bandeiras vermelhas 1 e 2 são adicionadas quando é necessário ligar as usinas termelétricas, o que eleva o custo de produção de energia.
“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos cuja energia é mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, diz a Aneel.