InícioEditorialPolítica NacionalComissão na Câmara aprova pedido para ouvir diretor-geral da Polícia Federal sobre...

Comissão na Câmara aprova pedido para ouvir diretor-geral da Polícia Federal sobre prisão de Torres

Deputados querem saber por que pedido foi aceito pelo ministro Alexandre de Moraes pouco mais de meia hora após a solicitação da PF

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Andrei Rodrigues, que coordenou segurança de Lula nas eleições, é hoje diretor-geral da Polícia Federal

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 2, requerimento para ouvir o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, sobre o mandado de prisão do ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres nos atos de 8 de Janeiro. O colegiado quer saber por qual razão o pedido de prisão de Torres naquele dia foi aceit0 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em pouco mais de meia hora após a solicitação da PF, já que a decisão do ministro do Supremo continha nove páginas.

“Entendemos que não é humanamente possível que nove páginas bem fundamentadas sejam redigidas em tão pouco tempo. O referido fato desperta graves preocupações com a preservação do Estado de Direito e do Devido Processo Legal em nosso país”, diz a justificativa do requerimento, apresentado pelos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB). Os parlamentares também querem que o diretor-geral esclareça como a Polícia Federal atuou para conter as manifestações no dia 8 de Janeiro, e questioná-lo sobre sua independência e autonomia no comando da PF, já que foi coordenador da segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial. Rodrigues não é obrigado a comparecer à comissão, já que sua presença foi solicitada por meio de convite, e não convocação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Repasse do Governo de Mato Grosso para o Rio Grande do Sul será feito até sexta

O Governo de Mato Grosso fará o repasse de R$ 50 milhões ao Rio...

“Devemos ao Exército não ter tido golpe em 2023”, diz Múcio

Ministro da Defesa defende as Forças Armadas e afirma que foi criticado por integrantes...

Brasil registra 180 violências contra crianças e adolescentes por hora

No Brasil, a cada hora, 180 casos de violência contra crianças e adolescentes são...

Cavalo ‘Caramelo’ é resgatado após ficar ilhado por quatro dias em telhado de casa em Canoas

Uma equipe conduzida pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar de São Paulo...

Mais para você