Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro 20 de março de 2024 | 08:14
O deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) apresenta nesta quarta-feira (20) junto ao Ministério Público Federal uma denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) por crimes contra a saúde pública e a vacinação, em meio ao indiciamento do ex-presidente pela Polícia Federal por fraude no cartão da Covid-19.
O parlamentar, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vacina da Câmara dos Deputados, pede ao MPF que investigue as denúncias apresentadas.
Na denúncia, ele afirma que as ações do presidente de falsificar certificados de vacinação são uma “conduta inadequada e antiética em nível internacional, especialmente ao burlar medidas de segurança sanitária em viagens internacionais.”
“A falsificação de documentos é um delito grave que pode acarretar consequências legais significativas, tanto no âmbito nacional quanto internacional”, indica a denúncia.
No texto, o deputado também diz que Bolsonaro violou direitos fundamentais, ao desrespeitar orientações científicas de autoridades sanitárias e “promover uma estratégia que favorecia a propagação do vírus, contrariando medidas de distanciamento social e uso de máscaras.”
“O então presidente da República atrasou a vacinação, desestimulou a vacinação, fraudou um documento oficial. É uma coisa bastante significativa, não é qualquer coisa. A gente não pode transformar esse tema em uma banalidade”, afirma. “As pessoas que defendem Bolsonaro precisam ter a reflexão de que o Bolsonaro não está acima da lei, não pode estar acima dos crimes que foram cometidos.”
Danielle Brant/Folhapress
Comentários