InícioNotíciasPolíticaEstúdios de cinema pedem que Lira não paute PL que regula streaming

Estúdios de cinema pedem que Lira não paute PL que regula streaming

A Motion Picture Association (MPA) Brasil, que representa grandes estúdios de Hollywood e a Netflix, pediu nesta terça-feira (21/5) que o presidente da Câmara, Arthur Lira, não leve ao plenário o projeto de lei que regula serviços de streaming e vídeos sob demanda. A MPA apontou que o texto atual prejudica o setor.

“O projeto traz consigo o risco fundado de aumento de custos aos consumidores, redução de investimentos e obstáculo à competitividade”, afirmou a entidade, que apontou ainda “consideráveis prejuízos do ponto de vista econômico e cultural e das parcerias sólidas entre todos os agentes da indústria” e pediu que a proposta passe por mais discussões técnicas. A MPA representa Disney, NBC Universal, Netflix, Paramount Pictures, Sony Pictures Entertainment e Warner Bros Discovery.

Como mostrou a coluna na semana passada, o relator do projeto, deputado André Figueiredo, do PDT do Ceará, propôs taxar os streamings e o YouTube, mas isentar o Globoplay, serviço do Grupo Globo.

A tributação de serviços de vídeos sob demanda, televisão por aplicativo e compartilhamento de conteúdos audiovisuais, a exemplo de Netflix e YouTube, é prevista no projeto com o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine). Os valores da alíquota serão progressivos, até o máximo de 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro, incluindo receitas com publicidade.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Itália enfrenta Alemanha nas quartas de final da Liga das Nações

A Itália se prepara para um confronto decisivo contra a Alemanha nas quartas de...

Mauro Cid relata a Moraes presença de Braga Netto em reunião com militares indiciados

CÉZAR FEITOZABRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O tenente-coronel Mauro Cid afirmou ao ministro Alexandre de...

Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF

Na semana que se encerrou em 16 de novembro, o etanol se destacou como...

Presidente do TJ-BA conquista o 1º lugar na categoria Liderança Exponencial do Prêmio de Inovação J.Ex 2024

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA),...

Mais para você