InícioLazer, vida e culturaSaúdeGoverno da Bahia participa de audiência pública sobre concessão da Ferrovia Centro...

Governo da Bahia participa de audiência pública sobre concessão da Ferrovia Centro Atlântica

Secretários do Governo da Bahia participaram da audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro Atlântica S.A., que ocorreu nesta sexta-feira (18) no auditório do Hotel Mercure.

Estavam presentes Afonso Florence (Casa Civil), Cláudio Peixoto (Planejamento), Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano) e Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte). 

Realizada em várias capitais brasileiras, a reunião visa coletar sugestões da sociedade para aprimorar o projeto de prorrogação do contrato por mais 30 anos. A proposta da ANTT prevê investimentos de aproximadamente R$ 24 bilhões na infraestrutura ferroviária dos Corredores Leste e Sudeste, que abrangem Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

O secretário da Casa Civil ressaltou os prejuízos à economia baiana nas últimas décadas devido à falta de atenção e investimentos por parte da concessionária VLI no Corredor Minas-Bahia, atualmente sob análise na proposta da ANTT.

“Nós queremos apoiar a renovação antecipada, mas as condições precisam ser revistas. É essencial que os agentes econômicos, clientes da concessionária, tenham condições de competir no mercado global. Deve ser garantido investimento imediato na malha ferroviária da Bahia como condição para a renovação antecipada. Essa malha precisa ser requalificada. O orçamento previsto é insuficiente para reparar os danos econômicos, sociais e políticos enfrentados pelas empresas”, declarou Florence.

O deputado estadual Eduardo Sales, representando a Assembleia Legislativa, enfatizou o potencial do setor portuário da Bahia. “A Bahia possui a maior produtividade de soja, algodão e milho do mundo, além de um polo industrial diversificado e um centro tecnológico, o Cimatec, reconhecido globalmente. Com essa base, podemos nos tornar a locomotiva do Brasil, mas precisamos conectar a produção às oportunidades de exportação”, defendeu.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Três pessoas são hospitalizadas após incêndio em shopping no Brás

Nesta quarta-feira (30), a Defesa Civil foi acionada para apoiar um incêndio no Shopping...

CDB que rende mais de 200% do CDI é armadilha? Veja cuidados e quando vale a pena

Em um contexto de maior atratividade no mercado de renda fixa e visando captação...

Loterias: +Milionária sorteia R$ 19 milhões nesta quarta. Confira

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta quarta-feira (30/10), os concursos de número...

Lucas Paquetá terá depoimento remarcado na CPI das Apostas Esportivas

O depoimento de Lucas Paquetá à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de...

Mais para você