A atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Daniela Borges, oficializou, nesta quinta-feira (24), o lançamento de sua candidatura à reeleição na seccional, ao lado do atual tesoureiro da Ordem, Hermes Hilarião Teixeira Neto, candidato a vice.
Em entrevista ao Bahia Notícias, a liderança da organização define que o propósito da chapa é “defender a valorização da advocacia”. “Nós avançamos muito nesse triênio. Avançamos enquanto um coletivo de uma gestão que fez os embates, a defesa pela valorização da advocacia e teve êxito, mas os desafios ainda persistem. E a gente acredita que a gente pode avançar ainda mais nesse próximo triênio”, afirma.
“Sem dúvida nenhuma, a prioridade sempre foi para que nós tenhamos juízes em absolutamente todas as unidades jurisdicionais da Bahia. Todas as varas, todas as comarcas, com magistrados e servidores. É isso que garante a qualidade na prestação jurisdicional, a celeridade processual”, aponta. Segundo Daniela, outra demanda é a defesa dos honorários da advocacia e o fortalecimento das prerrogativas.
“A gente tem um sistema que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, mas é muito importante que a gente evite que as violações de prerrogativas ocorram. E esse trabalho é um trabalho estratégico que a gente precisa fazer junto às instituições e junto às autoridades para evitar que as violações de prerrogativas ocorram. Então esse é também um compromisso nosso para o próximo triênio”, ressalta.
Nesta eleição, a atual presidente deve concorrer contra a chapa dos advogados, Ana Patrícia Dantas Leão e Ivan Jezler. Sobre a articulação interna com os colegas, Daniela afirma que a unificação é a “força” da sua candidatura.
“Eu sempre disse ao longo desse triênio que o meu orgulho era ter chegado à presidência, inclusive com muitas mulheres, mas também com muitos advogados. E a força da Advocacia vem da União, por isso inclusive o nome da nossa chapa, União pela Advocacia. É a União de Pessoas que acreditam que efetivamente podem contribuir muito para avançar, para superar os desafios que a gente enfrenta hoje no exercício da profissão e ao mesmo tempo também um convite para a Advocacia, porque a nossa força vem dessa União”, conclui.