A Polícia Militar da Bahia, através do Departamento de Promoção Social (DPS) e em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), implantou, o programa Escuta Susp, destinado a proporcionar atendimento psicológico gratuito na modalidade remota a agentes de segurança pública.
A medida chega após a Bahia ocupar a 4ª colocação na lista de estados com mais casos de suicídio entre policiais militares do Brasil entre os anos de 2018 e 2022 (veja aqui) . Os casos envolvendo PMs totalizaram 21 no período, seguidos de policiais civis (3) e policiais penais (2).
Em relação ao programa, que foi iniciado em maio deste ano e que tem a Bahia como o oitavo estado brasileiro a aderir a ela, a tenente Thays Coelho, coordenadora-adjunta de assistência psicológica da PM, ressalta que “o Escuta Susp vem para trazer um reforço adicional à possibilidade de atenção com a saúde mental do profissional de segurança pública”.
Para ter acesso ao atendimento, é necessário acessar o site do Escuta Susp, preencher o cadastro e anexar uma cópia da carteira funcional. Após a validação, o link para agendamento da consulta será enviado por e-mail. As sessões são semanais.
“O atendimento online vai ampliar o acesso à psicoterapia, principalmente para os policiais militares dos locais distantes de onde a PM disponibiliza o atendimento presencial”, destaca a tenente Thays.