InícioEditorialApós fuga de detentos em Mossoró, Lewandowski anuncia construção de muralhas em...

Após fuga de detentos em Mossoró, Lewandowski anuncia construção de muralhas em presídios federais

Ricardo Lewandowski, novo ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou as medidas que serão tomadas após a fuga de dois detentos de um presídio nacional em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Segundo o sucessor de Flávio Dino, serão construídas muralhas em unidades prisionais administradas pela União. Além disso, a entrada nos presídios terá agora reconhecimento facial; foram nomeados 80 novos policiais penais federais já aprovados em concurso; e o sistema de alarmes será ampliado. Nomeado na Justiça com o compromisso de solucionar a crise de segurança no país, Lewandowski se depara com o primeiro grande desafio apenas 13 dias após tomar posse — os detentos fugiram na manhã de quarta-feira, 14. Uma de suas medidas após a fuga em Mossoró foi afastar a direção do presídio. A Polícia Federal apura as circunstâncias do caso.

“Há uma série de medidas a serem iniciadas imediatamente”, anunciou Lewandowski. “A modernização do sistema de vídeo, monitoramento dos cinco presídios federais, o aperfeiçoamento do controle de acesso aos presídios federais — inclusive com um sistema de reconhecimento facial de todos aqueles que ingressarem nas unidades prisionais, sejam eles os próprios presos, visitantes ou autoridades —, ampliação do sistema de alarmes e sensores de presença em todas as cinco unidades federais”, enumerou o ministro. “Os recursos virão do Fundo Penitenciário Nacional, evidentemente após o processo licitatário que a lei exige. Quero assegurar que os presídios federais são absolutamente seguros e todos podem continuar confiando neste sistema.”

Esta foi a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal. Os criminosos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos naturais do Acre. Tudo aconteceu durante o banho de sol, por meio de uma abertura no teto da cela. Os presos haviam sido transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró em 27 de setembro de 2023 e deveriam permanecer na unidade até 25 de setembro de 2025.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que desejo para Bolsonaro

Faço votos para que Bolsonaro tenha de fato se recuperado e que deixe hoje...

CE: pai e madrasta que abandonaram criança são ouvidos e liberados

Reprodução 1 de 1 Imagem colorida de criança abandonada em beira de estrada no...

FAB suspende temporariamente coleta de água e roupas para o Rio Grande do Sul

A partir desta sexta-feira (17), a Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu temporariamente o recebimento...

Itamaraty terá reforço de diplomatas em Brasília de olho na COP30

Ministério cortou 90 vagas no exterior; saldo do 1º semestre entre quem volta para...

Mais para você