InícioEditorialPolítica Nacional‘Arcabouço fiscal como está hoje é inexequível e não vai trazer nada’,...

‘Arcabouço fiscal como está hoje é inexequível e não vai trazer nada’, diz senador Carlos Viana

O novo arcabouço fiscal, apresentado na semana passada pelo Governo Federal, conta com um conjunto de regras para orientar os gastos públicos e garantir que o Estado tenha recursos suficientes para realizar seus projetos. A chamada âncora fiscal também prevê zerar o déficit primário em 2024 e têm a previsão de superávit de 0,5% do PIB em 2025. Para falar sobre a proposta e como ela tem repercutido no Congresso Nacional, o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, entrevistou o senador Carlos Viana (Podemos), que acredita que o governo deve fazer mais sinalizações ao mercado e vê com desconfiança a proposta de arcabouço: “Há toda uma série de engrenagens que o governo tem que entender com clareza e sinalizar aos empresários e ao mercado que ele tem controle dos gastos públicos, que a política fiscal está sendo cumprida e que a arrecadação é bem vinda pelo investimento. Se isso não acontecer, o arcabouço fiscal como está hoje é inexequível, não vai nos trazer absolutamente nada e podemos cair na tentação do governo querer aumentar impostos, até começando já por não corrigir a tabela do Imposto de Renda, porque morde direto na fonte de mais brasileiros”.

“Só que vai enfrentar resistências no Congresso. Isso é de todos os partidos, ninguém quer aumento de tributação no Brasil, a gente quer simplificação, alíquotas que atendam aos setores e que a gente possa caminhar no futuro para taxar mais o consumo do que a renda, uma transição responsável. Mas o governo que é o grande espelho de tudo isso. Se fizer a parte dele, a gente cresce e corrige a tributação. Se não fizer, inflação alta, juros altos e agente vai continuar nesse mesmo buraco que estamos hoje”, argumentou. O parlamentar também é cético com relação à proposta de zerar o déficit primário: “Não há como, no patamar que nós estamos e acompanhando os dados do primeiro trimestre, que possivelmente se repetirão no segundo trimestre, de que se consiga zerar um déficit no final deste ano e se gerar superávit no ano que vem. Para isso, o governo tem que dar gestos, gestos para os investidores, gestos para o mercado e retirar a desconfiança e insegurança sobre a política fiscal. O governo não vive apenas da arrecadação do dinheiro que entra no caixa, ele vive da expectativa”.

O senador também deu sua opinião sobre a proposta de reforma tributária, a qual acredita ser bem aceita pelo Congresso no que diz respeito à simplificação de tributos, contudo outras partes da proposta seriam alvo de polêmicas, como a tributação de dividendos: “Hoje, o que se quer é que o país realmente tenha uma resposta com relação a essa loucura tributária. Ao meu ver, a simplificação será um passo bem mais tranquilo do que propriamente depois a definição dos chamados setores que serão atingidos pela reforma. Uma alíquota única dificilmente será aprovada. Temos serviços, a indústria, o agronegócio, que terá alíquotas em separado. Ou seja, a discussão sobre essas alíquotas e os setores que serão atingidos. Mas a simplificação, ou seja, a autorização para que impostos deixem de existir e sejam substituídos por uma alíquota única ou duas, que simplifiquem a vida dos empresários, ao meu ver não terá muita dificuldade na aprovação entre nós senadores”.

“Por exemplo, esses sites chineses até um determinado valor não são tributados. Quando a gente observa o volume de vendas no Brasil que é feito por cartões de crédito, gera aquela dúvida. Será que nós não podemos ter uma tributação futura sobre essa questão das operações financeiras ou operações de consumo? Substituir caixa e débito por impostos mais modernos. É uma discussão que temos que fazer, porque o mundo mudou (…) Com relação à tributação dos super fundos e dividendos. Os dividendos atingem uma parcela muito pequena da população, mas os mais ricos. É uma possibilidade sim rediscutirmos o ganho individual. Ao meu ver isso gera polêmica, porque boa parte dos senadores é contra porque tem grupos empresariais envolvidos em tudo isso. Mas é uma discussão sobre aqueles que ganham muito em nosso país, já pagaram impostos lá atrás, mas poderiam contribuir de alguma maneira a mais. É um outro ponto que gera polêmica, mas precisa ser discutido para a gente ter um igualdade maior. Para que quem ganha menos, pague menos, e a gente não gere uma carga tributária maior para todo o país”, explicou.

Carlos Viana também comentou o impasse entre Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD) sobre o rito das medidas provisórias no Congresso. Aliados do presidente da Câmara defendem que o modelo atual, adotado temporariamente durante a pandemia de Covid-19, é mais moderno e ágil, devendo ser mantido. No entanto, os senadores argumentam que, findado o período de emergência sanitária em razão do coronavírus, o rito anterior — e previsto na Constituição — deve ser retomado. Isso significa que, a cada MP apresentada, uma comissão mista com 12 deputados e 12 senadores será formada. “O que está acontecendo é uma disputa de espaço político que a gente precisa tornar clara que a Constituição é muito firme nisso. Nesse ponto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está coberto de razão. A Constituição brasileira diz que medidas provisórias tem 120 dias para tramitar, precisam passar pela Câmara e pelo Senado e tem que ter as reuniões de comissão mista. Não há que se fugir desse texto, porque você não tem mais nenhum tipo de momento extraordinário de emergência. O que o Lira fez politicamente é se utilizar disso para se fortalecer como líder”, opinou o senador. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você