Duas festas petistas são anunciadas para o final de semana, em Brasília. Nesta quinta, será aberto o encontro do Foro de São Paulo, evento que reúne lideranças de partidos de esquerda de toda América Latina e Caribe. Está confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura. O foro segue até domingo.
No sábado, acontece o “arraiá” do PT, outra festa com a presença de Lula, e com ingressos que variam de R$ 300 a R$ 5 mil.
Um tema comum nesses dois eventos será a celebração da muito provável inelegibilidade de Jair Bolsonaro até 2030. O julgamento do ex-presidente será retomado hoje, no Tribuna Superior Eleitoral (TSE), quando será conhecido e lido o voto do relator Benedito Gonçalvez. E volta na quinta-feira.
A expectativa é que não tenha pedido de vistas, o que protelaria a decisão por 60 dias. Mas, ainda que isso ocorra, os ministros podem adiantar seus posicionamentos.
O afastamento de Bolsonaro da vida eleitoral por esses anos será celebrado no Foro e no “arraiá”, com discursos, inclusive de lideranças estrangeiras.
O Foro de São Paulo, diz a sua secretária-executiva, Mônica Valente, é alvo de muita “fake news” de grupos de direita e de “maus entendidos”.
“São notícias falsas plantadas lá atrás por aquele cidadão Olavo de Carvalho (escritor com seguidores bolsonaristas). Somos uma articulação de partidos da nossa região e que nasceu para buscar modelos alternativos ao Consenso de Washington, que era pela redução do papel do Estado e a favor das privatizações. É um projeto alternativo ao neoliberalismo” – disse Valente, em entrevista ao “Jornal do PT”.