InícioComunidades tradicionais e indígenas retomam Praia da Biquinha em Cumuruxatiba-BA

Comunidades tradicionais e indígenas retomam Praia da Biquinha em Cumuruxatiba-BA

A comunidade dos Guedes com apoio dos indígenas das Aldeias Tibá, Dois Irmãos, Kai e de moradores locais realizaram a abertura da estrada para a Praia da Biquinha, em Cumuruxatiba, Prado, Bahia. Na manhã deste sábado, 16, as cercas feitas arbitrariamente por um fazendeiro foram rompidas para garantir o acesso ao local.

Há aproximadamente dois anos a estrada foi fechada, de acordo com relatos dos moradores. Outras duas estradas também foram fechadas. A praia está localizada no território indígena de Comexatiba e é fonte de sustento para pescadores e marisqueiros nativos do território.

A praia vem sendo cercada por fazendeiros que visam lucrar com a especulação imobiliária no litoral. As comunidades ressaltam ainda que o acesso às praias é um direito da população e ninguém que se diga proprietário de terras na região tem autoridade para bloquear as estradas.

A região é uma das mais paradisíacas de Prado, porém sofre com conflitos de terras decorrentes da invasão que se reedita há mais de 500. A falta de demarcação das terras indígenas, irregularidades provocadas por desvios no INCRA e a pressão de fazendeiros e pistoleiros sobre os moradores são questões centrais do conflito.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você