InícioNotíciasPolíticaConheça os tipos de colágeno e entenda os benefícios dessa proteína

Conheça os tipos de colágeno e entenda os benefícios dessa proteína

Responsável pela elasticidade da pele e saúde das articulações, o colágeno é uma proteína extremamente necessária para o organismo e ajuda a combater o envelhecimento precoce. Presente nos ossos, músculos, sangue e pele, a proteína pode ser encontrada em alimentos e suplementos.

O corpo produz colágeno naturalmente, mas, para isso, o organismo precisa de prolina, glicina, vitamina C, zinco e cobre, nutrientes encontrados em proteínas, laticínios, frutas, vegetais, grãos e oleaginosas.

Apesar do corpo produzir a proteína fibrosa, com o passar do tempo o colágeno existente se decompõe e a produção se torna mais difícil. Para continuar com um nível bom da substância no organismo, as pessoas procuram suplementos com a proteína.

Com o avançar da idade, o colágeno se degrada do corpo Como o colágeno se torna ainda mais escasso com o envelhecimento, principalmente após a menopausa, é importante procurar fontes dessa proteína para manter a força, a estrutura e o suporte do corpo. Além disso, essa substância também ajuda no coágulo sanguíneo, na renovação celular e na proteção dos órgãos.

Tipos de colágeno Existem cinco principais tipos de colágeno no organismo, mas cientistas afirmam que há 29 variedades da substância. Mesmo com essa diversidade, o tipo I é encontrado com muito mais abundância no corpo humano do que os outros.

De acordo com site WebMD, o colágeno tipo I é responsável pela força da pele, ossos, ligamentos e tendões; o tipo II constitui a cartilagem flexível e ajuda a sustentar as articulações; o tipo III está presente em órgãos internos, vasos sanguíneos e músculos; o IV em algumas camadas da pele; e o V nas córneas e em algumas camadas da pele e do cabelo.

Suplementos de colágeno Os suplementos de colágeno costumam ser feitos de tecidos de vacas, porcos, galinhas ou peixes. Além disso, existem opções veganas, desenvolvidos a partir de bactérias e leveduras. A maior parte desses suplementos oferecem os tipos I, II e III dessa proteína, porque são as mais encontradas no organismo.

Peptídeos de colágeno

Peptídeos de colágeno são mais fáceis de absorver e costumam ser encontrados em forma de pó e cápsulas Segundo o WebMD, o colágeno não pode ser absorvido em sua forma completa e precisa ser decomposto em aminoácidos ou peptídeos de colágeno, que consistem em pequenos pedaços da proteína para que o corpo consiga absorver.

Os suplementos dessa poderosa substância costumam ser peptídeos de colágeno, apresentados em forma de comprimidos ou pós; e que são absorvidos pelo trato gastrointestinal. Além disso, é possível encontrar opções próprias para cada lugar do corpo por serem mais concentradas em alguns tipos da proteína.

Colágeno hidrolisado

Colágeno hidrolisado passa pelo processo de hidrólise, que quebra a proteína em cadeias menores. O colágeno hidrolisado é comumente encontrado em forma de cápsulas ou em pó, que deve ser diluído em água, sucos ou chás. O suplemento ajuda o organismo a absorver a proteína por conta do processo de hidrólise, que quebra o colágeno em cadeias menores.

Também existem gomas de colágeno, menos benéficas por não terem uma dose tão grande da proteína e conterem açúcar adicionado. Algumas bebidas de colágeno pré-fabricadas também são comercializadas, mas os tipos e dosagens variam bastante.

Entre as vantagens oferecidas pelos suplementos da proteína fibrosa estão o fortalecimento dos ossos, maior elasticidade e hidratação da pele e cabelos e unhas mais saudáveis. Além disso, podem reduzir a dor da osteoartrite para pessoas que sofrem com o problema, ajudar a aumentar a massa muscular e melhorar a saúde do coração por agir nas artérias e vasos sanguíneos.

Suplementos de colágeno ajudam a fortalecer músculos, ossos, pele, unhas e cabelos Apesar dos benefícios oferecidos pelos suplementos de colágeno, é necessário procurar um profissional da saúde  para entender qual é a melhor opção e analisar se não existe alguma contraindicação.

Se a ideia é recorrer a substância via alimentação, é importante incluir itens ricos em proteína, como caldo de osso, frango, peixe, carne vermelha, ovos e laticínios. Além disso, deve-se consumir alimentos com vitamina C, zinco e cobre, como mamão, frutas cítricas, tomate, folhas verdes, brócolis, couve-flor, marisco, nozes e grãos integrais.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Israel admite que tanque invadiu base da missão de paz da ONU no sul do Líbano

Israel admitiu que um de seus tanques invadiu neste domingo (13) uma base da...

Polícia Militar publica nota de esclarecimento sobre morte de empresário após fuga de blitz

A Polícia Militar emitiu, no início da tarde deste domingo (13), uma nota de...

Romeiro de 29 anos que ia para Aparecida morre atropelado por caminhão

São Paulo — Um jovem de 29 anos morreu atropelado na madrugada desse sábado...

No flagra! Famosos que foram pegos roubando

É difícil imaginar por que uma celebridade de sucesso arriscaria sua reputação furtando uma...

Mais para você