InícioEditorialDez mil pessoas dão adeus a Rita Lee no Parque do Ibirapuera

Dez mil pessoas dão adeus a Rita Lee no Parque do Ibirapuera

Rita Lee nasceu e viveu em São Paulo, quase sempre no bairro da Vila Mariana, e sempre frequentou o Parque do Ibirapuera – desde quando andava com os pais. Ela adorava o local e o chamava “floresta encantada”. E dentro da floresta, seu cantinho especial era o Planetário, onde podia sonhar com estrelas e discos voadores. 

Portanto, ninguém estranhou que o local fosse escolhido para o velório da artista, que morreu na madrugada de segunda-feira (8), em decorrência das complicações do câncer de pulmão. Em sua autobiografia, publicada em 2016, Rita descreveu as idas ao Planetário como um “must semanal”. O capítulo Mutatis Mutandis conta que a rainha do Rock ia toda semana ao local, em uma visita que era sucedida por uma banana-split numa lanchonete vizinha. 

E também convenhamos, a sisudez do Hall Monumental da Assembleia Legislativa paulista, onde geralmente são velados grandes artistas e pessoas importantes da cidade, realmente não tem nada a ver com a irreverência e o jeito ‘tô nem aí’ de Rita, que planejou ela mesma como queria sua despedida.

No seu já antológico epitáfio, escreveu: “Os fãs, esses sinceros, empunharão capas dos meus discos e entoarão Ovelha Negra”. E foi nesse clima que cerca de 10 mil fãs, segundo informações da assessoria de imprensa da artista, passaram pelo local nesta quarta-feira (10). E não cantaram só este sucesso: teve Lança Perfume, Doce Vampiro, Mania de Você, Agora só Falta Você… E gente fantasiada de Zorro,  Elvis Presley, Roberto Carlos e da própria Rita, claro.  

velório

Toda a irreverência dos fãs, como Rita gostava (Foto: Cassiano Rosário/Estadão Conteúdo)

O corpo deixou o espaço por volta das 18h40, depois de sete horas de velório público e mais uma cerimônia reservada à família de cerca de uma hora, para ser cremado em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Por volta das 10h da manhã, a entrada foi liberada para os admiradores, que aguardaram em uma fila quilométrica.

Entre os primeiros familiares que chegaram ao velório estavam Virginia, irmã de Rita, e João Lee, o filho do meio da cantora. Em entrevista aos jornalistas presentes, ele destacou a simplicidade de sua mãe, além da dignidade e a honestidade com que vivia o seu dia a dia. João falou ainda sobre a sensibilidade de sua mãe de entender as pessoas e se comunicar com o público.

Já Virgínia falou sobre a dor da perda. “Solidão, é apenas o que eu consigo sentir. Não consigo sentir alívio ou outra coisas qualquer. A vida sem Rita não é mais a mesma, nunca mais será”, disse, emocionada.  Ela estava na área reservada aos amigos e familiares, com o sobrinho Beto Lee, o senador Eduardo Suplicy e a guitarrista Lucinha Turnbull. “Alguém da família me perguntou como será o mundo sem Rita. Eu só posso dizer que o mundo não vai mais existir”, afirmou Lucinha. 

Muitos famosos também foram se despedir. Entre eles, o artista plástico Antonio Peticov, os apresentadores Xuxa, Pedro Bial, Otávio Mesquita, Serginho Groisman e Sarah Oliveira, os cantores Tom Zé, Marina Lima, Maria Rita e Wanessa e a atriz Malu Mader, entre muitos outros. Em entrevista ao Uol, Bial resumiu o sentimento de muitos: “Hoje seria um dia mais difícil se a Rita não tivesse facilitado o nosso caminho. Assim como a coragem que ela teve para enfrentar a vida, ela teve para encontrar a morte”. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você