InícioEditorialPolítica NacionalEducação com Nikolas será "espaço improdutivo", dizem governistas

Educação com Nikolas será “espaço improdutivo”, dizem governistas

Deputado do PL diz que a “democracia não será relativa” na comissão, em referência à fala de Lula sobre a Venezuela

Nikolas Ferreira foi eleito deputado federal em 2022 por Minas Gerais, com 1.492.047 votos Divulgação/Câmara dos Deputados

Fabricio Julião 10.mar.2024 (domingo) – 9h30

A presidência do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na Comissão de Educação é motivo de preocupação entre os deputados da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Congressistas afirmam que a comissão poderia virar um “embate ideológico” e trave pautas consideradas prioritárias.

A escolha por Nikolas surpreendeu líderes de partidos da base. Houve uma “reunião de emergência” depois da indicação do PL. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não abriu mão da decisão. Ficou acordado, no entanto, que a federação PT-PCdoB-PV indicará o 1ª vice-presidente –ainda indefinido.

Nikolas nunca apresentou um projeto de lei relacionado ao tema. Entre as prioridades estabelecidas pelo congressista à frente da Educação estão: Plano Nacional de Educação, segurança nas escolas, fortalecimento da educação básica e homeschooling.

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) disse ao Poder360 que espera que alguns projetos não avancem em 2024 sob a presidência de Nikolas, pois acredita que a tendência é a comissão se tornar um “espaço improdutivo”.

“Como ele [Nikolas] é um dos grandes defensores do homescholling, acho que pode tentar trazer à tona o papel do ensino religioso e essa lógica de desconfiança da figura dos professores, a partir do movimento Escola Sem Partido. Acho que são temas muito sensíveis”.

Sâmia deixou a composição da CCJ e será titular na Comissão de Educação, decisão tomada pela liderança do Psol na Câmara. A congressista declarou que o espaço pode virar uma “guerra cultural e ideológica” com a condução do deputado mineiro.

“O tema das cotas do Sisu [Sistema de Seleção Unificada], por exemplo, que é uma das discussões que precisamos fazer esse, pode ficar muito contaminado sob a presidência do Nikolas. Primeiro porque ele é uma pessoa contra cotas e, além disso, porque havia a possibilidade de avançarmos com as cotas para pessoas trans, mas ele vai fazer um espantalho sobre isso”, disse.

A deputada federal Érika Hilton (Psol-SP), líder da Federação Psol-Rede, apresentou em 2023 o PL 3109/2023, que estabelece reserva de vagas para pessoas trans e travestis nas universidades federais e demais instituições federais de ensino superior.

O tema também é alvo de preocupação da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG).

“Infelizmente não existiram projetos para melhoria da educação no Brasil nos últimos anos, fora a Lei de Cotas, e isso não vai mudar com o Nikolas. Ele é parte de uma engrenagem estabelecida há anos, então não vejo poder nenhum para mudar isso. O único ponto é que, além de não pautar projetos de temas essenciais, vai colocar à mesa pautas ideológicas“, disse Salabert.

O Plano Nacional de Educação também é alvo de preocupação dos aliados do governo, especialmente na temática da diversidade e da inclusão nas escolas. Em resposta às críticas feitas à indicação feita pelo PL, Nikolas Ferreira declarou em suas redes sociais que “a democracia não será relativa” na comissão que irá presidir, em referência à declaração de Lula sobre a Venezuela.

O Poder360 entrou em contato com Nikolas Ferreira para perguntar se o deputado gostaria de se manifestar a respeito das críticas que deputados governistas têm feito. Não houve uma resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Agência S&P corta nota de crédito da Casas Bahia

A S&P Global cortou a nota de crédito nacional do Grupo Casas Bahia de...

Leite alerta moradores de Canela e Gramado para saírem de casa

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou, nesta quinta-feira (2/5), a população...

Gastronomia se fortalece como alternativa de recomeço para refugiados no Brasil

Atualmente, mais de 70 mil microempreendedores do país são de outras nacionalidades e, desse...

Christina Rocha encerra contrato com SBT

Foto: Instagram/Reprodução 1 de 1 foto colorida do rosto de Christina Rocha sorrindo -...

Mais para você