InícioEditorialEscolas municipais recebem teatro de bonecos com pautas ambientais

Escolas municipais recebem teatro de bonecos com pautas ambientais

“A história começa quando um filhotinho de tartaruga é roubado da sua mãe por uma gaivota. Ele segue pelo mar, passa por ‘peixes elétricos’, tubarões e caranguejinhos até encontrar a mamãe em um ponto bem fundo do oceano. Ela estava coberta de plástico, tinha engolido algum saco e não estava conseguindo respirar, mas o filhinho conseguiu tirar o saco e sobreviveu”. Esse relato é de Suzana Lemos dos Santos, de 10 anos, sobre um espetáculo feito nesta quarta-feira (5) pela companhia de teatro de bonecos BuZum! no local onde ela estuda, a Escola Municipal do Bom Juá, em Salvador. 

O projeto realiza apresentações até a próxima segunda-feira na capital e em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As peças são chamadas de “Perigo Invisível”, que foi apresentada na Escola de Bom Juá, e “O Grande Perigo”. A primeira fala da importância de cuidar da vida marinha e a outra discute sobre a higiene na infância, em que os personagens principais são vírus, bactérias e fungos. A diretora da companhia, Mari Gutierrez, destacou que o objetivo da iniciativa é aproximar as pessoas do teatro.

Na Bahia, Mari ressalta a receptividade do público: “A equipe sempre fica torcendo, porque todo mundo quer vir para cá. As escolas gostam muito de receber o projeto, então a gente tem sempre uma expectativa muito boa”. Segundo ela, a companhia tem dois aspectos que ajudam muito a cativar as crianças. O primeiro é o fato de ser um teatro de bonecos, visto que muita gente nunca teve contato com esse tipo de apresentação. O segundo é a duração curta – cerca de 20 minutos – dos espetáculos, um tempo ideal para manter a atenção da plateia.

“O teatro e a educação são os combustíveis que movem a nossa companhia há 12 anos. Com a arte do teatro de bonecos, o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade”, destacou a diretora. 

O diretor da escola de Bom Juá, Herson Conceição, contou que os professores dão continuidade na sala de aula a esse trabalho desenvolvido pelo espetáculo ao discutir sobre a importância de preservar a natureza. “As crianças se apaixonaram, riram bastante e outros até se emocionaram quando a tartaruguinha conseguiu salvar a mãe. A gente já nota a diferença no comportamento delas na escola, com relação a organização, limpeza, e também em casa através de relatos dos pais”.  

A aluna Suzana Santos, além de ter detalhado a história do espetáculo, disse também que aprendeu que não se deve jogar o lixo na natureza. Ana Beatriz Campos, 9, falou sobre a importância de fazer a preservação.

“Adorei a apresentação, aprendi que não se pode jogar lixo nas ruas por conta da poluição, podemos prejudicar a natureza e causar a morte de algum animalzinho. Nós ficamos tristes quando a mamãe estava morrendo. Fiquei muito feliz que o filhotinho conseguiu salvar ela, foi a parte que mais gostei da apresentação”, destacou.

Para as crianças, a poluição era algo mais simples, como as fezes de um cachorro na rua. A apresentação conseguiu explicar a complexidade do problema. Quem disse isso foi Edileusa Lino, coordenadora da escola. “Eles entenderam sobre poluição marinha, sobre os perigos de jogar lixo nos mares. Amaram demais o projeto, foi lindo ver o rostinho deles super felizes, com sorrisos de orelha a orelha, aquele olhinho brilhando”, pontuou. 

As apresentações da cia de teatro BuZum! acontecem em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR, na região da CCR Metrô Bahia, responsável pela concessão pública do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. “Esses projetos têm um impacto muito grande na vida dos alunos, trazem a arte para a escola e fazem com que as crianças amadureçam”, finalizou Edileusa. 

Antes da pandemia, o espetáculo acontecia dentro dos ônibus, por isso o nome BuZum!. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo, como ginásios, quadras e pátios das escolas.

Programação 

Espetáculo O Grande Perigo 

Data: 5 e 6 de outubro (quarta e quinta-feira)

Local: Escola Municipal de Bom Juá

Endereço: Rua do Bom Juá, 617, Bom Juá – Salvador – BA

Horários das apresentações: 

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h – 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 – 3 sessões

Data: 7 de outubro (sexta-feira)

Local: Escola Municipal Santa Rita

Endereço: Conjunto Parque Santa Rita, setor 01, s/n, Itinga, Lauro de Freitas – BA.

Horários das apresentações: 

MANHÃ: 9h 10h20 11h – 3 sessões

TARDE: 13h 13h40 14h20 15h30 – 4 sessões

Espetáculo Perigo Invisível

Data: 8 e 9 de outubro (sábado e domingo)

Local: Parque Ecológico de Lauro de Freitas – Lauro de Freitas

Endereço: acesso pela praça da Av. Praia de Itapuã, s/n, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – BA

Horários das apresentações: 

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h – 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 – 3 sessões

Espetáculo O Grande Perigo

Data: 10 de outubro (segunda-feira)

Local: Centro Educacional Municipal Fênix

Endereço: Rua São José, s/nº, centro, Lauro de Freitas – BA.

Horários das apresentações: 

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h – 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 – 3 sessões

 *Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você