InícioEditorialPolítica NacionalFuncionários do Ibama param fiscalização em ato por reajuste

Funcionários do Ibama param fiscalização em ato por reajuste

Trabalhadores falam em “resposta direta à falta de ação e suporte” por parte do governo; Planalto diz estar “aberto ao diálogo”

Além de reajuste salarial, funcionários do Ibama reivindicam a restruturação da carreira de especialista em meio ambiente; na foto, trabalhador do Ibama Vinícius Mendonça/Ibama

PODER360 3.jan.2024 (quarta-feira) – 9h12

Mais de 1.700 funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) assinaram uma carta destinada à presidência do órgão informando que suspenderiam as atividades de fiscalização ambiental a partir de 2ª feira (1º.jan.2024). No texto, os trabalhadores afirmaram que vão se concentrar em atividades internas e burocráticas.

A medida é, segundo os trabalhadores, resultado do andamento das negociações entre funcionários e governo a respeito do reajuste salarial e da proposta de reestruturação da carreira. Quem assinou o documento diz que esta “é uma resposta direta à falta de ação e suporte efetivo aos servidores e às missões críticas que desempenhamos”.

Os funcionários reclamam da falta de resposta do MGI (Ministério da Gestão e Inovação) em relação à proposta de restruturação da carreira de especialista em meio ambiente.

O documento afirma que as atividades finalísticas do órgão podem ser prejudicadas até que as negociações sejam retomadas, “o que inclui operações de fiscalização ambiental na Amazônia e em terras indígenas, como a Yanomami, vistorias de processos de licenciamento ambiental, processos autorizativos, prevenção e combate a incêndios florestais, atendimento às emergências ambientais, entre outras”.

O texto ressalta que a suspensão das atividades deve causar “impactos significativos” na preservação do meio ambiente. “Atribuímos isso aos 10 anos de total abandono da carreira do servidor público que mais sofreu assédio e perseguição ao longo do governo anterior”, lê-se no texto.

O documento pede a retomada das negociações com a Ascema Nacional (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente).

Reajuste e diálogo Funcionários do Ibama e suas entidades representativas têm cobrado o governo pedindo melhorias nas condições de trabalho e remuneração.

No último dia 16 de agosto, o MMA (Ministério do Meio Ambiente) instituiu uma mesa de negociação com órgãos ambientais e governo para facilitar o diálogo com os funcionários da área.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que está aberto ao diálogo com funcionários do Ibama e outros órgãos, e lembrou a reinstalação, ainda no começo do ano passado, da Mesa Permanente de Negociação com os servidores públicos, que havia sido descontinuada no governo de Jair Bolsonaro (PL).

O ministério destacou que houve reajuste linear de 9% para todos os funcionários públicos federais do Poder Executivo, além do aumento de 43,6% no auxílio-alimentação.

“No 2º semestre de 2023, teve início o debate sobre reajuste para o ano de 2024. Como parte desse processo, foram abertas 21 mesas específicas para tratar de algumas carreiras. Somente no âmbito das mesas específicas, 7 acordos para reestruturação de carreiras já foram fechados. A recomposição da força de trabalho na Administração Pública Federal, para recuperar a capacidade de atuação do governo para a execução de políticas públicas, é pauta prioritária do Ministério da Gestão, que vem atuando dentro do possível e dos limites orçamentários para atender às demandas dos órgãos e entidades do Executivo Federal”, informou o ministério.

Com informações da Agência Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você