InícioEditorialPolítica NacionalGoverno estuda criar universidade na Serra Gaúcha

Governo estuda criar universidade na Serra Gaúcha

Reunião se deu entre Pimenta (Secom), Camilo (Educação) e Padilha (Relações Institucionais) e prefeitos, deputados e vereadores gaúchos

A criação de uma universidade federal na região é uma demanda da população Isabella Almada/Secom – 26.dez.2023

PODER360 26.dez.2023 (terça-feira) – 22h45

Os ministros da Educação, Camilo Santana, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, participaram de reunião nesta 3ª feira (26.dez.2023) com uma comitiva de deputados, prefeitos, vereadores de municípios da Serra Gaúcha para discutir a criação de um campus universitário na região.

Segundo os ministros, há obras na área da educação no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a decisão sobre uma nova instituição no Rio Grande do Sul pode ser tomada em 2024. “Esperamos ter uma boa notícia para a região no próximo ano, dentro do conjunto de investimentos no ensino superior”, disse Santana.

A criação de uma universidade federal na região é uma demanda da população. Em 26 de junho, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul debateu o PPA (Plano Plurianual) da União, com pautas que poderiam ser sugeridas ao governo federal como prioritárias.

A implantação do campus universitário foi a pauta com maior apoio dos participantes, segundo o jornal GZH. Recebeu 1.375 votos.

Na reunião desta 3ª feira (26.dez), a deputada federal Denise Pessôa (PT) disse que a região se beneficiaria de uma universidade pública, uma vez que é marcada por fortes desigualdades sociais. Segundo o Planalto, Pessôa aprovou uma emenda no valor de R$ 5 milhões para estudos sobre a instalação do campus na Serra Gaúcha.

Eis a lista de presentes: 

Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – deputado federal; Sofia Cavedon (PT-RS) – deputada estadual; Pepe Vargas (PT-RS) – deputado estadual; Elton Weber – deputado estadual; Fabiano Feltrin (PP) – prefeito de Farroupilha (RS); Douglas Pasuch – prefeito de Nova Roma do Sul (RS); Gilmar Peruzzo (MDB) – vereador de Nova Prata (RS); Rose Frigeri (PT), José Pascual Dambrós (PSB), Lucas Caregnato (PT) e Lucas Diel (PDT) – vereadores de Caxias do Sul (RS). Juliano Luiz Baumgarten (PSB) – vereador de Farroupilha (RS); Marcio Antonio Moreschi (PP) – vereador de Fagundes Varela (RS); Marcelo Acácio – diretor de relações institucionais da UNE (União Nacional dos Estudantes); assessores técnicos do MEC (Ministério da Educação).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

É complexo conviver com BC não indicado por Lula, diz Haddad

Ministro fez referência a Campos Neto, indicado por Bolsonaro com mandato que não coincide...

Exército comprou maleta espiã que intercepta ligações e liga microfone de celular, mostra depoimento

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O sistema de inteligência é chamado de GI2...

Carolina Dieckmann se declara para ex-BBB Davi: “Sou sua fã”

Reprodução 1 de 1 Carolina Dieckmann e Davi em montagem com fotos coloridas -...

Namorado de gêmea siamesa defende relação: “Ela é super gostosa”

1 de 1 Namorado de gêmea siamesa defende relação “Ela é super gostosa” ...

Mais para você