O IBGE divulgou na última sexta-feira (23) novas informações referentes ao censo demográfico de 2022. Nessa nova rodada de resultados, foram apresentados dados relativos as características dos quase 90,7 milhões de domicílios espalhados entre os 5.570 municípios brasileiros.
Nesse contexto, o IBGE que em Itamaraju o item mais próximo da universalidade, ou seja, presente em 100% das 21.747 residências de Itamaraju é a presença de pelo menos um banheiro em casa.
Os Itamarajuenses informaram que em 98,29% das residências possui pelo menos um banheiro, mas somente 75,2% das residências estão conectadas a rede de esgoto, enquanto que 82,64% são abastecidas pele rede geral de água. Essa informação serve de alerta à população que nem toda casa em Itamaraju que possui água encanada está conectada à rede de esgoto, e caso não esteja não é justo que o cidadão pague a elevadíssima taxa de esgoto cobrada pela EMBASA.
Outra deficiência apontada pelo IBGE é que cerca de 15% dos domicílios ou 3.263 residências ainda não sejam atendidas com a coleta de lixo. Esses dados mostram que a coleta de lixo e o lixão no antigo campo de aviação de Itamaraju são questões que pelo jeito ficará para o próximo prefeito a ser eleito em 2024.
É importante lembrar que o promeiro Plano PluriAnual referente ao período 2018-2021 elaborado pela atual gestão em 2017 primeiro ano da atual gestão e disponível em (https://www.itamaraju.ba.gov.br/legislacao/assunto/plano-plurianual–ppa/1) prometia que até 2021 seria implantada coleta seletiva e também seria adquirido uma área de construção para um aterro sanitário que acabaria com o lixão.
Depois em 26 de novembro 2021 (https://www.youtube.com/watch?v=QpSUhMVBELs) o então governador Rui Costa também prometeu que o governo estadual ajudaria a resolver a questão do lixão de Itamaraju. Já estamos em 2024 e nenhuma dessas promessas fortemente ligadas à saúde pública de Itamaraju se concretizou.
Interessante lembrar Teixeira de Freitas também já teve um campo de aviação que evoluiu para um aeroporto, já o campo de Itamaraju regrediu para um lixão, eis um dos parâmetros que podem ser usado para entender a evolução de Teixeira de Freitas e o declínio de Itamaraju.
Colaboração: Dr.-Ing. Jessé Gomes