InícioNotíciasPolíticaMaioria dos entregadores e motoristas de apps são negros, diz pesquisa

Maioria dos entregadores e motoristas de apps são negros, diz pesquisa

Estima-se que o Brasil tenha pouco mais de 1,2 milhão de entregadores de aplicativo. Desse total, cerca de 68% se autodeclaram pretos ou pardos. Entre os mais de 385 mil motoristas de aplicativo que existem no país, a parcela de trabalhadores que informam ser negros representa cerca de 62%.

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada nesta terça-feira (11/4) pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O relatório retrata o perfil de dois grupos de trabalhadores de aplicativos: motoristas e entregadores.

Completam o quadro 29% dos entregadores que se autodeclaram brancos e 35% dos motoristas com o mesmo perfil. Há ainda 2% de entregadores e 3% dos motoristas que se identificam como amarelos e, com relação aos indígenas, em ambos os grupos há 1%.

A pesquisa é a primeira a reunir informações de grandes plataformas brasileiras, com dados cedidos pela 99, iFood, Uber e Zé Delivery. Os pesquisadores ainda entrevistaram mais de 3 mil trabalhadores, a fim de traçar o cenário do setor.

Maioria de homens jovensNo que se refere a classe social, 83% dos entregadores estão na classe C ou inferior, enquanto 76% dos motoristas estão nesta condição. A pesquisa ainda aponta que a maior parte da categoria é formada por homens, eles são 97% dos entregadores e 95% dos motoristas.

A pesquisa também mapeou a faixa etária dos trabalhadores que atuam em aplicativos e revelou que, em média, os entregadores são mais jovens que os motoristas. De acordo com os dados colhidos, os entregadores têm em média 33 anos e os motoristas, 39 anos.

O levantamento também mostra que apenas 10% dos entregadores e 12% dos motoristas realizam as atividades nos aplicativos de forma paralela aos estudos. Em ambos os grupos, a maior parcela dos trabalhadores têm apenas o ensino médio completo, 59% e 60% respectivamente.

escolari

Escolaridade mais alta alcançada pelos rabalhadores deaplicativoReprodução / Abomitec e Cebrap

IDADE

Idade dos motoristas e entregadores que trabalham com aplicativosReprodução / Abomitec e Cebrap

racaa

Raça e cor dos motoristas e entregadores que trabalham com aplicativosReprodução / Abomitec e Cebrap

Horizonte de regulamentaçãoPor meio da pesquisa divulgada nesta terça-feira (11/4), a associação que reúne empresas do setor espera subisidiar o debate em torno da regularização da atividade. “A gente espera contribuir com o retrato com o retrato, trazendo o que é esse setor, quais são as características, o que esses motoristas e entregadores valorizam, para que possamos construir uma regulamentação com base em fatos”, ressalta André Porto, diretor executivo da Amobitec.

Diante das demandas dos trabalhadores e entidades de classe, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva prepara a regulamentação das atividades no país. Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), afirmou que o governo enviará um projeto de lei ao Congresso Nacional no 2º semestre de 2023.

A regulamentação  da categoria atende a uma promessa de campanha de Lula. O direito ao seguro de vida em caso de acidente é um dos pontos mais destacados pelas centrais sindicais.

“É porque nós vamos criar uma comissão de negociação; primeiro, com os sindicatos, com o governo, com os empresários, para a gente acabar com essa história de que o trabalhador de aplicativo é um microempreendedor. Ele não é um microempreendedor. Ele percebe que ele não é microempreendedor quando ele se machuca, quando ele fica doente, quando quebra a moto, quando quebra o carro. Ele começa a perceber que ele não tem um sistema de seguridade social que garanta a ele, num momento – eu diria – de sofrimento, num momento de infortúnio”, afirmou Lula em janeiro deste ano.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líderes do governo devem se reunir para tratar relação com Congresso

Relacionamento entre Legislativo e Executivo sofreu desgaste com o fim da desoneração e as...

Governo vai fiscalizar empresas que resistem a divulgar dados de igualdade salarial, diz Marinho

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Arquivo Ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) 30 de abril de...

Davi desabafa após vitória no BBB 24 e diz que vai dar um tempo da web

Davi Brito foi campeão do BBB 24, mas revelou que não está tendo um...

Gleisi diz que Campos Neto quer “dar lição ao governo que ele sabota”

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), reagiu nesta terça-feira (30/4)...

Mais para você